Nova espécie de cobra venenosa foi descoberta por acaso na Austrália

(dr) Bryan Fry / Universidade de Queensland

O mais recente membro da família das serpentes “bandy-bandy”, da espécie Vermicella Parscauda

Uma nova espécie de cobra extremamente venenosa foi descoberta em Queensland, na Austrália. Porém, os cientistas estão preocupados que este réptil esteja em perigo de extinção.

O mais recente membro da família das serpentes “bandy-bandy”, da espécie Vermicella parscauda, foi encontrado por Bryan Fry, da Universidade de Queensland, na Austrália, e pelo resto da sua equipa, na cidade de Weipa, perto de umas minas de extração de bauxita, uma mistura natural de óxidos de alumínio que já foi considerada um mineral.

Em declarações ao Daily Mail, o biólogo conta que o réptil foi encontrado num bloco de cimento. “Esta cobra é escavadora, portanto, ficámos surpreendidos por encontrá-la neste local perto do mar”, acrescentando que a equipa estava à procura de cobras marinhas.

“Depois de analisar esta ‘bandy-bandy’ percebemos que se trata de uma nova espécie, visualmente e geneticamente distinta de todas as já encontradas no litoral leste da Austrália e no interior do país”, explica o investigador.

A “bandy-bandy” é uma cobra noturna, subterrânea, de cor negra com anéis brancos e que geralmente se esconde debaixo das rochas e troncos e vive exclusivamente na Austrália. Além disso, é extremamente venenosa.

Um conhecido caçador de cobras de Queensland, Brydie Maro, assegurou ao jornal britânico que o encontro com uma “bandy-bandy” pode ser fatal, comparando a toxicidade do seu veneno com a da cobra negra de barriga vermelha.

Até ao momento, só foram encontrados seis espécimes da cobra recentemente descoberta. Fry acredita que o réptil viva na área das minas e é exatamente isso que pode estar a colocar a espécie em perigo de extinção devido à extração excessiva de bauxita.

A espécie encontrada “é muito singular comparativamente com todas as outras ‘bandy-bandys’ e reforça o pouco que realmente sabemos sobre a nossa biodiversidade e o muito que podemos estar a perder devido à atividade económica a curto prazo”, destacou.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não está correto o nome científico, apesar de ser um pormenor, não segue as regras internacionais da nomenclatura…
    “espécie Vermicella Parscauda” devia estar escrito Vermicella parscauda

  2. Oh pá!!:..Aqui em Portugal existem cada vez mais cobras..e muito venenosas…pelo menos têm a língua bem comprida e bem afiada…e passo por elas constantemente…Portugal está cheio delas..

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …