Nova espécie de cobra venenosa foi descoberta por acaso na Austrália

(dr) Bryan Fry / Universidade de Queensland

O mais recente membro da família das serpentes “bandy-bandy”, da espécie Vermicella Parscauda

Uma nova espécie de cobra extremamente venenosa foi descoberta em Queensland, na Austrália. Porém, os cientistas estão preocupados que este réptil esteja em perigo de extinção.

O mais recente membro da família das serpentes “bandy-bandy”, da espécie Vermicella parscauda, foi encontrado por Bryan Fry, da Universidade de Queensland, na Austrália, e pelo resto da sua equipa, na cidade de Weipa, perto de umas minas de extração de bauxita, uma mistura natural de óxidos de alumínio que já foi considerada um mineral.

Em declarações ao Daily Mail, o biólogo conta que o réptil foi encontrado num bloco de cimento. “Esta cobra é escavadora, portanto, ficámos surpreendidos por encontrá-la neste local perto do mar”, acrescentando que a equipa estava à procura de cobras marinhas.

“Depois de analisar esta ‘bandy-bandy’ percebemos que se trata de uma nova espécie, visualmente e geneticamente distinta de todas as já encontradas no litoral leste da Austrália e no interior do país”, explica o investigador.

A “bandy-bandy” é uma cobra noturna, subterrânea, de cor negra com anéis brancos e que geralmente se esconde debaixo das rochas e troncos e vive exclusivamente na Austrália. Além disso, é extremamente venenosa.

Um conhecido caçador de cobras de Queensland, Brydie Maro, assegurou ao jornal britânico que o encontro com uma “bandy-bandy” pode ser fatal, comparando a toxicidade do seu veneno com a da cobra negra de barriga vermelha.

Até ao momento, só foram encontrados seis espécimes da cobra recentemente descoberta. Fry acredita que o réptil viva na área das minas e é exatamente isso que pode estar a colocar a espécie em perigo de extinção devido à extração excessiva de bauxita.

A espécie encontrada “é muito singular comparativamente com todas as outras ‘bandy-bandys’ e reforça o pouco que realmente sabemos sobre a nossa biodiversidade e o muito que podemos estar a perder devido à atividade económica a curto prazo”, destacou.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não está correto o nome científico, apesar de ser um pormenor, não segue as regras internacionais da nomenclatura…
    “espécie Vermicella Parscauda” devia estar escrito Vermicella parscauda

  2. Oh pá!!:..Aqui em Portugal existem cada vez mais cobras..e muito venenosas…pelo menos têm a língua bem comprida e bem afiada…e passo por elas constantemente…Portugal está cheio delas..

RESPONDER

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …