Nova descoberta adensa mistério da morte da escritora Jane Austen

Domínio Público

Retrato pintado da escritora inglesa Jane Austen.

Retrato pintado da escritora inglesa Jane Austen.

A morte da escritora Jane Austen, com apenas 41 anos de idade, continua a ser um mistério, sem solução à vista, mas a teoria de que ela pode ter sido envenenada por arsénico ganha força, graças a três pares de óculos que lhe pertenceram.

A teoria de envenenamento por arsénico foi avançada, pela primeira vez, em 2011, pela escritora de ficção policial Lindsay Ashford, com base na estranha pigmentação facial de Jane Austen que faleceu em 1817, com apenas 41 anos de idade.

A ideia ganha agora uma nova força, depois da descoberta de três pares de óculos que terão pertencido à escritora, que foram encontrados por elementos da Biblioteca Britânica de Londres dentro da secretária portátil de Austen, a conceituada autora de livros como “Orgulho e preconceito” e “Sensibilidade e bom senso”.

A secretária, que a escritora usava para escrever os seus livros, foi doada à Biblioteca por familiares de Jane Austen em 1999, e guardava no interior um par de óculos de aro de metal e outros dois pares feitos de concha de tartaruga.

British Library / Public Domain

Óculos usados pela escritora Jane Austen em exibição na Biblioteca Britânica de Londres.

Óculos usados pela escritora Jane Austen em exibição na Biblioteca Britânica de Londres.

Os óculos foram analisados por uma empresa de óptica que apurou que tinham todos lentes graduadas, mas com graduações diferentes.

Este dado leva o optometrista Simon Barnard, que analisou os óculos, a avançar com a tese de que “talvez, a vista de Austen tenha piorado por causa de envenenamento por arsénico”, segundo explica ao site Live Science.

É sabido que os efeitos tóxicos do arsénico, que no Século XIX se poderia encontrar na água que as pessoas bebiam e em alguns remédios, estão ligados a vários tipos de cancro e, em menor escala, ao desenvolvimento de cataratas.

Perante este dado, a curadora dos arquivos e manuscritos modernos da Biblioteca Britânica, Sandra Tuppen, destaca no blogue da instituição que “se Austen desenvolveu cataratas, a causa mais provável, segundo Barnard, é o envenenamento acidental a partir de um metal pesado como o arsénico”.

“Neste caso, Austen teria trocado o par de aro de metal para o par de concha de tartaruga A, depois para o par B, à medida que as suas cataratas ficavam cada vez piores”, aponta Sandra Tuppen.

A possibilidade é contudo, considerada remota pelos médicos, apesar da associação entre o arsénico e o desenvolvimento de cataratas, um problema de saúde que costuma ser ligado ao envelhecimento.

As diferentes graduações dos óculos podem até não significar nada de especial, se tivermos em conta as limitações da optometria daquele tempo e se partirmos do princípio que a escritora os poderia usar para actividades distintas, ao longo do dia – uns para ver ao longe, outros para ver ao perto, para ler, por exemplo, e os terceiros para tarefas como bordar, que exigem mais precisão da vista.

E também “não sabemos se os óculos lhe foram prescritos por um médico ou se ela os comprou directamente da prateleira”, diz ainda Sandra Tuppen.

O que é certo é que os óculos, que estão em exibição na Galeria dos Tesouros da Biblioteca Britânica, vêm reforçar a curiosidade em torno da escritora – e constituem mais uma peça do puzzle por resolver da sua morte.

Outras teses para o prematuro falecimento de Jane Austen são a doença de Addison, que constitui uma desordem endócrina, cancro ou tuberculose.

ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. Vê-se que não sabem nada de olhos para fazer estas afirmações! As cataratas são uma opacidade do cristalino que faz com que seja necessário mais luz para ver bem. Pode ter como efeito secundário a dificuldade de ver ao perto, mas esta condição também acontece simplesmente com a idade. Era um pouco nova (41), normalmente começa pelos 45, mas há muita variabilidade na idade onde começa.
    Acho que vou chamar a policia pois estou a ser envenenado! Nos últimos 5 anos já mudei 3 vezes a graduação dos meus óculos de ver ao perto!
    Este ganhou os seus cinco minutos de fama ao fazer estas afirmações, mas pior é quem lhes deu troco e acreditou o suficiente para publicar na Biblioteca Britânica.

RESPONDER

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …

Tribunal confirma incapacidade de centenário que se casou com empregada em Bragança

O centenário milionário de Bragança que se casou com uma empregada em maio, dois meses antes de morrer, estava incapaz de tomar decisões, indica uma sentença judicial datada desta segunda-feira, a que a Lusa teve …

Alemanha proíbe smartwatches que espiam crianças

O órgão regulador das telecomunicações alemãs anunciou, este fim de semana, a proibição da utilização de smartwatches a todas as crianças. Aos pais, o Bundesnetzagentur pediu que destruíssem estes equipamentos. A decisão foi tomada pelo órgão …

Ministério Público pede 3 anos e 4 meses de pena suspensa para Carrilho

O Ministério Público pediu, esta segunda-feira, três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, para Manuel Maria Carrilho pelo crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. Foram mais de três horas de …

El Mundo aponta Centeno como favorito à presidência do Eurogrupo

Faltam duas semanas para serem tornados públicos os nomes dos candidatos à presidência do Eurogrupo que vão suceder a Dijsselbloem. O espanhol El Mundo já tem um favorito e é português: Mário Centeno. "Mário Centeno, o …

João Lourenço exonera comandante da polícia e chefe da secreta militar

O Presidente angolano exonerou hoje o comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, e o chefe da secreta militar, general António José Maria, nomeando respetivamente, para os mesmos lugares, o comissário-geral Alfredo Mingas e o …

Porto perde a Agência Europeia do Medicamento para Amesterdão

A cidade do Porto foi eliminada, esta segunda-feira, na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que vai abandonar o Reino Unido devido ao Brexit. À …

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A agência espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …