“Nós ouvimos-te, Taylor Swift”: Apple Music afinal vai pagar aos artistas no período de adesão gratuita

Eva Rinaldi / Wikimedia

Taylor Swift

Taylor Swift

A Apple, que no dia 30 lança o seu novo serviço de streaming de música, anunciou que irá pagar aos artistas pelo licenciamento de músicas durante os três primeiros meses gratuitos de adesão ao serviço.

A propósito do lançamento do Apple Music, que será concorrente do Spotify, a Apple tinha anunciado um período de utilização livre, sem pagamento de subscrição por parte dos consumidores, e tencionava pagar “royalties” às editoras e aos artistas apenas depois desses três meses experimentais.

A empresa norte-americana acabou por voltar atrás na decisão depois da cantora norte-americana Taylor Swift ter anunciado no domingo, numa carta aberta à Apple, que o seu mais recente álbum, “1989”, não estaria disponível no Apple Music.

Taylor Swift, que em outubro passado vendeu mais de um milhão de cópias de “1989” na semana de lançamento, afirmou que a decisão da Apple de não pagar aos artistas era “chocante, decepcionante e totalmente contrária a uma empresa historicamente progressista”.

“Três meses é muito tempo para que não se pague e é injusto que se peça a alguém que trabalhe para nada”, sublinhou a cantora, de 25 anos, que em novembro do ano passado fez um ultimato por motivos semelhantes ao Spotify – que não cedeu e deixou de contar com os álbuns de originais da cantora desde então.

No Twitter, um dos vice-presidentes da Apple, Eddy Cue, escreveu no domingo que “a Apple irá sempre assegurar-se de que os artistas serão pagos”. “Nós ouvimos-vos, Taylor Swift e artistas independentes“, acrescentou.

O serviço de streaming de música que a Apple lançará no dia 30, em cerca de cem países, junta-se a outros já existentes no mercado, como Spotify, YouTube, Deezer e Pandora.

De acordo com a Federação Internacional da Indústria Discográfica, em 2014 cerca de 41 milhões de pessoas pagaram por uma subscrição de escuta de música legal na Internet através deste tipo de serviços.

Os serviços de streaming representam atualmente cerca de 23% do mercado digital e geram cerca de 1,6 mil milhões de dólares de receitas, segundo a federação.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

MP bombardeou secretário de Estado com 46 perguntas sobre a EDP

O Ministério Público enviou 46 perguntas ao secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, para tentar perceber a natureza da relação deste com os fatos que estão a ser investigados no caso EDP. Correia Neves …

Fernando Santos anuncia convocados para a Liga das Nações

O selecionador Fernando Santos anunciou hoje a lista de convocados de Portugal para a fase final da Liga das Nações. João Félix é o destaque nos convocados. As escolhas de Fernando Santos foram reveladas na Cidade …

Notre Dame. Vento pode fazer desabar paredes

Notre Dame está altamente instável. Um perito da Universidade de Versalhes defende que o restauro tem de atender à estrutura geral da catedral gótica.  Notre Dame, na capital francesa, está altamente instável e ventos superiores a …

Boicote dos EUA à Huawei causa prejuízo às empresas americanas

Depois de os Estados Unidos terem proibido negociações com a Huawei, empresas americanas estão agora a sentir na pele as consequências da perda da firma chinesa como cliente. Os Estados Unidos concederam 90 dias às empresas …

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o BE está perto do terceiro eurodeputado)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …