“Nós ouvimos-te, Taylor Swift”: Apple Music afinal vai pagar aos artistas no período de adesão gratuita

Eva Rinaldi / Wikimedia

Taylor Swift

Taylor Swift

A Apple, que no dia 30 lança o seu novo serviço de streaming de música, anunciou que irá pagar aos artistas pelo licenciamento de músicas durante os três primeiros meses gratuitos de adesão ao serviço.

A propósito do lançamento do Apple Music, que será concorrente do Spotify, a Apple tinha anunciado um período de utilização livre, sem pagamento de subscrição por parte dos consumidores, e tencionava pagar “royalties” às editoras e aos artistas apenas depois desses três meses experimentais.

A empresa norte-americana acabou por voltar atrás na decisão depois da cantora norte-americana Taylor Swift ter anunciado no domingo, numa carta aberta à Apple, que o seu mais recente álbum, “1989”, não estaria disponível no Apple Music.

Taylor Swift, que em outubro passado vendeu mais de um milhão de cópias de “1989” na semana de lançamento, afirmou que a decisão da Apple de não pagar aos artistas era “chocante, decepcionante e totalmente contrária a uma empresa historicamente progressista”.

“Três meses é muito tempo para que não se pague e é injusto que se peça a alguém que trabalhe para nada”, sublinhou a cantora, de 25 anos, que em novembro do ano passado fez um ultimato por motivos semelhantes ao Spotify – que não cedeu e deixou de contar com os álbuns de originais da cantora desde então.

No Twitter, um dos vice-presidentes da Apple, Eddy Cue, escreveu no domingo que “a Apple irá sempre assegurar-se de que os artistas serão pagos”. “Nós ouvimos-vos, Taylor Swift e artistas independentes“, acrescentou.

O serviço de streaming de música que a Apple lançará no dia 30, em cerca de cem países, junta-se a outros já existentes no mercado, como Spotify, YouTube, Deezer e Pandora.

De acordo com a Federação Internacional da Indústria Discográfica, em 2014 cerca de 41 milhões de pessoas pagaram por uma subscrição de escuta de música legal na Internet através deste tipo de serviços.

Os serviços de streaming representam atualmente cerca de 23% do mercado digital e geram cerca de 1,6 mil milhões de dólares de receitas, segundo a federação.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …