No avião desviado por amor, até deu para tirar uma selfie com o sequestrador

Ben Innes / Twitter

O britânico Benjamin Innes, de 26 anos, com o sequestrador do avião da EgyptAir onde seguia.

Naquele que já é definido como o mais surreal acto de pirataria da história recente da aviação, houve de tudo, desde um colete de explosivos a fingir até uma selfie com o sequestrador que afinal, só queria entregar uma carta à ex-mulher.

Um avião da EgyptAir foi desviado, esta terça-feira, para Larnaca, no Chipre, depois de ter saído de Alexandria, no Egipto, rumo ao Cairo. Logo se pensou que seria mais um assustador acto terrorista, mas, no fim de contas, foi apenas um caso muito estranho que até serviu para tirar selfies com o sequestrador.

Seif Eldin Mustafa, o professor universitário que desviou o avião, aparece numa imagem divulgada no Twitter ao lado de um dos passageiros que sequestrou e que se exibe com o ar mais sorridente do mundo. Na foto também se pode ver o cinto de explosivos – que, afinal, era só a fingir.

O autor desta arrojada ideia é um inspector de saúde britânico, Benjamin Innes, de 26 anos, que explicou ao jornal The Sun que não podia perder a oportunidade de tirar “a selfie da sua vida”.

“Não sei bem porque o fiz, apenas atirei a precaução pela janela tentando manter-me animado na face da adversidade. Pensei que se a bomba fosse real, não tinha nada a perder de qualquer forma”, refere Ben Innes, contando que pediu a um dos elementos da tripulação para fazer de tradutor quando abordou o sequestrador, que aceitou posar para a foto.

O sequestro dos reféns a bordo acabou por se resolver sem problemas e um deles até conseguiu fugir por uma janela aberta no cockpit do avião, antes deste peculiar pirata do ar se entregar às autoridades.

Seif Eldin Mustafa teria como principal objectivo entregar uma carta à ex-mulher que vive no Chipre, mas, pelo meio, também pediu a libertação de várias mulheres detidas em prisões egípcias.

Um ministro egípcio chegou a classificá-lo como um mero “idiota”, quando refutou a tese de mais um potencial acto terrorista. Já o presidente do Chipre comentou o caso com o desabafo de que “há sempre uma mulher ao barulho”.

Já ouvido por um juíz, o professor universitário de 59 anos justificou as suas acções com o “desespero” por não ver a família há 24 anos, conforme apurou o New York Times. No fim da audiência, terá pedido para fazer um telefonema à ex-mulher, com quem terá 5 filhos, mas esta, uma cidadã cipriota, não pretenderá falar com ele.

A mesma publicação reporta que Mustafa fugiu de uma prisão egípcia, onde estaria a cumprir uma pena por falsificação e fraude, e que se encontraria escondido da justiça a viver num bairro pobre com a irmã viúva e um irmão com problemas mentais.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Zap, vamos la então aprender o que é uma selfie…

    Selfie é uma fotografia, geralmente digital, que uma pessoa tira de si mesma (autorretrato).
    A palavra vem da adição ao substantivo self (em inglês “eu”, “a própria pessoa”) do sufixo -ie (“-inho(a)”), portanto “euzinho(a)”.

    Resumindo, isto não é uma selfie…
    Bem sei que fica melhor na noticia e o impacto é maior, mas demonstra falta de profissionalismo e ate de ética jornalística, vale tudo…
    Bem, se o inglês ficou bem na fotografia, já o Zap nem por isso….. 😉

RESPONDER

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …