Nigéria vs Argentina | Rojo salva argentinos

A Argentina garantiu a passagem aos oitavos-de-final do Mundial 2018 de forma dramática.

Num jogo intenso e muito disputado com a Nigéria, a formação sul-americana esteve melhor do que nos anteriores encontros, com especial destaque para Lionel Messi, que fez o primeiro golo.

Os africanos reagiram, empataram, a só perto do fim Marcos Rojo fez o 2-1 decisivo. Segue-se a França no caminho da “albiceleste”, no próximo sábado, às 15h00.

A formação das Pampas surgiu transfigurada, mais solta, em especial Lionel Messi, a arrancar da direita, mas com grande liberdade de movimentos e a encostar em Gonzalo Higuaín, ao contrário das tarefas rígidas de organização nos dois encontros anteriores.

Quando é assim, “La Pulga” decide, e decidiu aos 14 minutos, quando recebeu um passe de Éver banega para as costas da defesa nigeriana e rematou cruzado, para um grande golo. E antes do intervalo, Messi acertou no poste, na cobrança de um livre directo.

Mais Argentina na primeira parte, com domínio de posse de bola, intensidade, remates e muito perigo junto da baliza nigeriana. O melhor ao descanso era, naturalmente, Leo Messi, com um rating de 7.5, fruto de um golo em dois remates, uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, dois dribles eficazes em três.

Mas a Nigéria regressou para o segundo tempo com outra atitude e chegou ao empate logo aos 51 minutos, numa grande penalidade convertida por Victor Moses, após o árbitro assinalar falta de Javier Mascherano sobre Leon Balogun. Com este resultado, a Nigéria estava apurada.

Contudo a Argentina partiu para o ataque total, a maior parte das vezes sem grande clarividência, mas acabou mesmo por fazer o 2-1, aos 86 minutos, com Marcos Rojo a subir à área para rematar de primeira de pé direito, após cruzamento letal de Gabriel Mercado da direita.

A Argentina estava apurada de forma dramática para os oitavos-de-final, fruto do empate da Islândia com a Croácia, e Messi, apesar de não ter feito um jogo extraordinário, voltou a ser o mais esclarecido em campo, terminando com um GoalPoint Rating de 7.9, pelo golo, por uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, pelas 92 acções com bola e os sete dribles eficazes em nove tentativas.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …