Nigéria vs Argentina | Rojo salva argentinos

A Argentina garantiu a passagem aos oitavos-de-final do Mundial 2018 de forma dramática.

Num jogo intenso e muito disputado com a Nigéria, a formação sul-americana esteve melhor do que nos anteriores encontros, com especial destaque para Lionel Messi, que fez o primeiro golo.

Os africanos reagiram, empataram, a só perto do fim Marcos Rojo fez o 2-1 decisivo. Segue-se a França no caminho da “albiceleste”, no próximo sábado, às 15h00.

A formação das Pampas surgiu transfigurada, mais solta, em especial Lionel Messi, a arrancar da direita, mas com grande liberdade de movimentos e a encostar em Gonzalo Higuaín, ao contrário das tarefas rígidas de organização nos dois encontros anteriores.

Quando é assim, “La Pulga” decide, e decidiu aos 14 minutos, quando recebeu um passe de Éver banega para as costas da defesa nigeriana e rematou cruzado, para um grande golo. E antes do intervalo, Messi acertou no poste, na cobrança de um livre directo.

Mais Argentina na primeira parte, com domínio de posse de bola, intensidade, remates e muito perigo junto da baliza nigeriana. O melhor ao descanso era, naturalmente, Leo Messi, com um rating de 7.5, fruto de um golo em dois remates, uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, dois dribles eficazes em três.

Mas a Nigéria regressou para o segundo tempo com outra atitude e chegou ao empate logo aos 51 minutos, numa grande penalidade convertida por Victor Moses, após o árbitro assinalar falta de Javier Mascherano sobre Leon Balogun. Com este resultado, a Nigéria estava apurada.

Contudo a Argentina partiu para o ataque total, a maior parte das vezes sem grande clarividência, mas acabou mesmo por fazer o 2-1, aos 86 minutos, com Marcos Rojo a subir à área para rematar de primeira de pé direito, após cruzamento letal de Gabriel Mercado da direita.

A Argentina estava apurada de forma dramática para os oitavos-de-final, fruto do empate da Islândia com a Croácia, e Messi, apesar de não ter feito um jogo extraordinário, voltou a ser o mais esclarecido em campo, terminando com um GoalPoint Rating de 7.9, pelo golo, por uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, pelas 92 acções com bola e os sete dribles eficazes em nove tentativas.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …