Netflix não conseguiu filmar “Two Popes” na Capela Sistina. Por isso, construiu uma maior

A plataforma de streaming Netflix não conseguiu filmar o filme “Two Popes”, que estreou no início de dezembro, na Capela Sistina, na cidade do Vaticano, e, por isso, criou uma réplica da estrutura do século XV ainda maior.

A produção, dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles (“Cidade de Deus” e “Ensaio sobre a Cegueira”), aborda conversas que terão ocorrido entre o Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) e o atual Papa Francisco (Jonathan Pryce).

A história, que a plataforma norte-americana diz ser baseada em factos verídicos, situa-se entre 2012 e 2013, pouco antes da renúncia do papa Bento XVI e da ascensão do argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Muitas das conversas entre os dois Papas, com visões muito diferentes do mundo, ocorreram na Capela Sistina, onde ambos discutem aspetos da Igreja Católica, contemplam frescos de Michelangelo e até partilham uma pizza.

Os diálogos nunca poderiam ter sido realmente gravados no edifício, uma vez que o Vaticano proíbe qualquer tipo de fotografia e ou gravações no local. Por isso, a Netflix viu-se obrigada a construir a sua Capela Sistina – que é ainda maior do que a original.

Tal conta o jornal norte-americano Los Angeles Times, a única opção era recriar o interior da capela para as gravações. E foi exatamente isso que aconteceu durante dez semanas nos estúdios Cinecitta de Roma, em Itália.

“A nossa [Capela Sistina] é, na verdade, uma ou duas polegadas maior do que a original. Então, podemos dizer que tecnicamente construímos uma Capela Sistina maior“, brincou o designer de produção Mark Tildesley, que também encontrou locais na cidade de Roma para substituir todos os vários exteriores do Vaticano.

Todo o processo de construção foi orientado por Enrico Bruschini, um reconhecido historiador que escreveu vários livros sobre o Vaticano. “Conhece todos os cantos deste lugar”, disse disse Meirelles de Bruschini, que serviu também como consultor do filme.

No fim das gravações, o set teve de ser desmontado, mas houve quem levasse parte da “Capela Sistina da Netflix” para casa. “Infelizmente, teve que ser derrubada, uma vez que o estúdio era necessário para um outro projeto (…) Mas cortamos pequenos fragmentos e há secções [da Capela construída] nos escritórios e casas de vários produtores e membros da equipa”, revelou Tildesley, citado pelo LA Times.

“Two Popes” foi indicado para quatro Globos de Ouro, incluindo indicações para Melhor Ator e Melhor Filme de Drama, mas não conseguiu vencer nenhuma categoria nos prémios que foram na madrugada desta segunda-feira entregues.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. Um tiroteio, cujo presumível autor foi detido, fez hoje seis mortos e dois feridos graves em …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …