Netflix não conseguiu filmar “Two Popes” na Capela Sistina. Por isso, construiu uma maior

A plataforma de streaming Netflix não conseguiu filmar o filme “Two Popes”, que estreou no início de dezembro, na Capela Sistina, na cidade do Vaticano, e, por isso, criou uma réplica da estrutura do século XV ainda maior.

A produção, dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles (“Cidade de Deus” e “Ensaio sobre a Cegueira”), aborda conversas que terão ocorrido entre o Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) e o atual Papa Francisco (Jonathan Pryce).

A história, que a plataforma norte-americana diz ser baseada em factos verídicos, situa-se entre 2012 e 2013, pouco antes da renúncia do papa Bento XVI e da ascensão do argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Muitas das conversas entre os dois Papas, com visões muito diferentes do mundo, ocorreram na Capela Sistina, onde ambos discutem aspetos da Igreja Católica, contemplam frescos de Michelangelo e até partilham uma pizza.

Os diálogos nunca poderiam ter sido realmente gravados no edifício, uma vez que o Vaticano proíbe qualquer tipo de fotografia e ou gravações no local. Por isso, a Netflix viu-se obrigada a construir a sua Capela Sistina – que é ainda maior do que a original.

Tal conta o jornal norte-americano Los Angeles Times, a única opção era recriar o interior da capela para as gravações. E foi exatamente isso que aconteceu durante dez semanas nos estúdios Cinecitta de Roma, em Itália.

“A nossa [Capela Sistina] é, na verdade, uma ou duas polegadas maior do que a original. Então, podemos dizer que tecnicamente construímos uma Capela Sistina maior“, brincou o designer de produção Mark Tildesley, que também encontrou locais na cidade de Roma para substituir todos os vários exteriores do Vaticano.

Todo o processo de construção foi orientado por Enrico Bruschini, um reconhecido historiador que escreveu vários livros sobre o Vaticano. “Conhece todos os cantos deste lugar”, disse disse Meirelles de Bruschini, que serviu também como consultor do filme.

No fim das gravações, o set teve de ser desmontado, mas houve quem levasse parte da “Capela Sistina da Netflix” para casa. “Infelizmente, teve que ser derrubada, uma vez que o estúdio era necessário para um outro projeto (…) Mas cortamos pequenos fragmentos e há secções [da Capela construída] nos escritórios e casas de vários produtores e membros da equipa”, revelou Tildesley, citado pelo LA Times.

“Two Popes” foi indicado para quatro Globos de Ouro, incluindo indicações para Melhor Ator e Melhor Filme de Drama, mas não conseguiu vencer nenhuma categoria nos prémios que foram na madrugada desta segunda-feira entregues.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …