Netflix não conseguiu filmar “Two Popes” na Capela Sistina. Por isso, construiu uma maior

A plataforma de streaming Netflix não conseguiu filmar o filme “Two Popes”, que estreou no início de dezembro, na Capela Sistina, na cidade do Vaticano, e, por isso, criou uma réplica da estrutura do século XV ainda maior.

A produção, dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles (“Cidade de Deus” e “Ensaio sobre a Cegueira”), aborda conversas que terão ocorrido entre o Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) e o atual Papa Francisco (Jonathan Pryce).

A história, que a plataforma norte-americana diz ser baseada em factos verídicos, situa-se entre 2012 e 2013, pouco antes da renúncia do papa Bento XVI e da ascensão do argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Muitas das conversas entre os dois Papas, com visões muito diferentes do mundo, ocorreram na Capela Sistina, onde ambos discutem aspetos da Igreja Católica, contemplam frescos de Michelangelo e até partilham uma pizza.

Os diálogos nunca poderiam ter sido realmente gravados no edifício, uma vez que o Vaticano proíbe qualquer tipo de fotografia e ou gravações no local. Por isso, a Netflix viu-se obrigada a construir a sua Capela Sistina – que é ainda maior do que a original.

Tal conta o jornal norte-americano Los Angeles Times, a única opção era recriar o interior da capela para as gravações. E foi exatamente isso que aconteceu durante dez semanas nos estúdios Cinecitta de Roma, em Itália.

“A nossa [Capela Sistina] é, na verdade, uma ou duas polegadas maior do que a original. Então, podemos dizer que tecnicamente construímos uma Capela Sistina maior“, brincou o designer de produção Mark Tildesley, que também encontrou locais na cidade de Roma para substituir todos os vários exteriores do Vaticano.

Todo o processo de construção foi orientado por Enrico Bruschini, um reconhecido historiador que escreveu vários livros sobre o Vaticano. “Conhece todos os cantos deste lugar”, disse disse Meirelles de Bruschini, que serviu também como consultor do filme.

No fim das gravações, o set teve de ser desmontado, mas houve quem levasse parte da “Capela Sistina da Netflix” para casa. “Infelizmente, teve que ser derrubada, uma vez que o estúdio era necessário para um outro projeto (…) Mas cortamos pequenos fragmentos e há secções [da Capela construída] nos escritórios e casas de vários produtores e membros da equipa”, revelou Tildesley, citado pelo LA Times.

“Two Popes” foi indicado para quatro Globos de Ouro, incluindo indicações para Melhor Ator e Melhor Filme de Drama, mas não conseguiu vencer nenhuma categoria nos prémios que foram na madrugada desta segunda-feira entregues.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …