Netflix não conseguiu filmar “Two Popes” na Capela Sistina. Por isso, construiu uma maior

A plataforma de streaming Netflix não conseguiu filmar o filme “Two Popes”, que estreou no início de dezembro, na Capela Sistina, na cidade do Vaticano, e, por isso, criou uma réplica da estrutura do século XV ainda maior.

A produção, dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles (“Cidade de Deus” e “Ensaio sobre a Cegueira”), aborda conversas que terão ocorrido entre o Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) e o atual Papa Francisco (Jonathan Pryce).

A história, que a plataforma norte-americana diz ser baseada em factos verídicos, situa-se entre 2012 e 2013, pouco antes da renúncia do papa Bento XVI e da ascensão do argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Muitas das conversas entre os dois Papas, com visões muito diferentes do mundo, ocorreram na Capela Sistina, onde ambos discutem aspetos da Igreja Católica, contemplam frescos de Michelangelo e até partilham uma pizza.

Os diálogos nunca poderiam ter sido realmente gravados no edifício, uma vez que o Vaticano proíbe qualquer tipo de fotografia e ou gravações no local. Por isso, a Netflix viu-se obrigada a construir a sua Capela Sistina – que é ainda maior do que a original.

Tal conta o jornal norte-americano Los Angeles Times, a única opção era recriar o interior da capela para as gravações. E foi exatamente isso que aconteceu durante dez semanas nos estúdios Cinecitta de Roma, em Itália.

“A nossa [Capela Sistina] é, na verdade, uma ou duas polegadas maior do que a original. Então, podemos dizer que tecnicamente construímos uma Capela Sistina maior“, brincou o designer de produção Mark Tildesley, que também encontrou locais na cidade de Roma para substituir todos os vários exteriores do Vaticano.

Todo o processo de construção foi orientado por Enrico Bruschini, um reconhecido historiador que escreveu vários livros sobre o Vaticano. “Conhece todos os cantos deste lugar”, disse disse Meirelles de Bruschini, que serviu também como consultor do filme.

No fim das gravações, o set teve de ser desmontado, mas houve quem levasse parte da “Capela Sistina da Netflix” para casa. “Infelizmente, teve que ser derrubada, uma vez que o estúdio era necessário para um outro projeto (…) Mas cortamos pequenos fragmentos e há secções [da Capela construída] nos escritórios e casas de vários produtores e membros da equipa”, revelou Tildesley, citado pelo LA Times.

“Two Popes” foi indicado para quatro Globos de Ouro, incluindo indicações para Melhor Ator e Melhor Filme de Drama, mas não conseguiu vencer nenhuma categoria nos prémios que foram na madrugada desta segunda-feira entregues.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.