Nas primeiras cozinhas robóticas do mundo, não são necessários humanos (nem para limpar)

A empresa britânica Moley Robotics afirma ter produzido a primeira cozinha robótica do mundo com um “robô hábil integrado numa cozinha de luxo, que prepara refeições recém-cozidas com o toque de um botão.”

De acordo com o Interesting Engineering, a cozinha possui dois braços robóticos que podem imitar de forma realista os movimentos das mãos humanas durante a preparação das refeições.

“Isto significa que a cozinha robótica consegue ir buscar os ingredientes ao frigorífico inteligente, ajustar a temperatura do fogão, usar a pia para encher panelas e servir, misturar e preparar como um cozinheiro humano faria. O robô até limpa depois – sem reclamar!”, lê-se num comunicado da empresa.

Porém, conseguir desenvolver uma cozinha robótica tão avançada não foi uma tarefa fácil.

Segundo a empresa britânica, foi necessário o trabalho de uma equipa constituída por 100 engenheiros, designers de produtos e interiores de luxo e três chefs premiados.

A Moley Robotics garante que o “sistema não cozinha como uma máquina – captura habilidades humanas em movimento.”

A cozinha usa uma combinação de sensores e câmaras óticas para realizar as suas tarefas e possui ainda um outro sistema ótico que consegue detetar alimentos que caíram e limpá-los antes e depois de cozinhar.

A Moley Robotics construiu um conjunto completo de utensílios e panelas à medida, projetados para serem usados ​​pelo robô ou pelos seus proprietários. Cada uma das panelas e frigideiras de aço inoxidável possui um marcador subtil para ajudar o robô a orientar-se e escolher o objeto correto.

Por enquanto, a tecnologia consegue produzir 30 pratos desenvolvidos por chefs líderes mundiais, mas novos pratos estão a ser constantemente adicionados ao sistema.

Em breve, a empresa pretende ter um menu digital com mais de 5000 opções.

A cozinha robótica também vem com uma ferramenta inovadora de software criador de receitas que permite aos utilizadores programar as suas próprias receitas favoritas.

Segundo o GearBrain, a cozinha robótica está agora disponível para compra no Reino Unido e na Europa. O sistema custa 330 mil dólares (equivalente a 272.490 euros).

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …