Nas primeiras cozinhas robóticas do mundo, não são necessários humanos (nem para limpar)

A empresa britânica Moley Robotics afirma ter produzido a primeira cozinha robótica do mundo com um “robô hábil integrado numa cozinha de luxo, que prepara refeições recém-cozidas com o toque de um botão.”

De acordo com o Interesting Engineering, a cozinha possui dois braços robóticos que podem imitar de forma realista os movimentos das mãos humanas durante a preparação das refeições.

“Isto significa que a cozinha robótica consegue ir buscar os ingredientes ao frigorífico inteligente, ajustar a temperatura do fogão, usar a pia para encher panelas e servir, misturar e preparar como um cozinheiro humano faria. O robô até limpa depois – sem reclamar!”, lê-se num comunicado da empresa.

Porém, conseguir desenvolver uma cozinha robótica tão avançada não foi uma tarefa fácil.

Segundo a empresa britânica, foi necessário o trabalho de uma equipa constituída por 100 engenheiros, designers de produtos e interiores de luxo e três chefs premiados.



A Moley Robotics garante que o “sistema não cozinha como uma máquina – captura habilidades humanas em movimento.”

A cozinha usa uma combinação de sensores e câmaras óticas para realizar as suas tarefas e possui ainda um outro sistema ótico que consegue detetar alimentos que caíram e limpá-los antes e depois de cozinhar.

A Moley Robotics construiu um conjunto completo de utensílios e panelas à medida, projetados para serem usados ​​pelo robô ou pelos seus proprietários. Cada uma das panelas e frigideiras de aço inoxidável possui um marcador subtil para ajudar o robô a orientar-se e escolher o objeto correto.

Por enquanto, a tecnologia consegue produzir 30 pratos desenvolvidos por chefs líderes mundiais, mas novos pratos estão a ser constantemente adicionados ao sistema.

Em breve, a empresa pretende ter um menu digital com mais de 5000 opções.

A cozinha robótica também vem com uma ferramenta inovadora de software criador de receitas que permite aos utilizadores programar as suas próprias receitas favoritas.

Segundo o GearBrain, a cozinha robótica está agora disponível para compra no Reino Unido e na Europa. O sistema custa 330 mil dólares (equivalente a 272.490 euros).

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: à terceira...foram 11 contra 11

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/alemanha-1-0-portugal-o-musical-final-europeu-sub-21 Terceira tentativa. Itália nos anos 90, não resultou. Suécia já com Rui Jorge, quase deu. Alemanha, à terceira é de vez. Ou não há duas sem três? Estou na dúvida. Vou ficar à espera do …

Uma em cada quatro brasileiras sofreu violência na pandemia

Uma em cada quatro brasileiras com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência durante a pandemia no ano passado, informou hoje uma sondagem do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública …

EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em "provocação"

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é vista como uma "grande provocação". Uma delegação de senadores …

Pescadores encontram tesouro de 1,8 milhões de euros na barriga de cachalote

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen. Uma carcaça de …

Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões. A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a …

Novo Banco avança com providência cautelar para receber 112 milhões do Fundo de Resolução

O Novo Banco anunciou hoje que irá tomar “todas as medidas”, incluindo “a obtenção de uma providência cautelar”, para receber 112 milhões de euros do Fundo de Resolução, depois de a entidade ter transferido 317 …

Secretário-geral do PSD vai a julgamento no caso das presenças no Parlamento

O secretário-geral do PSD, José Silvano, confirmou hoje que irá a julgamento no caso das alegadas falsas presenças no parlamento, reiterou ser inocente e criticou o despacho de pronúncia por fazer “uma adesão acrítica” à …

O "Projeto S" permitiu que uma pequena cidade brasileira respirasse de alívio

A pequena cidade de Serrana, no Brasil, está a respirar de alívio depois de quase toda a população ter sido vacinada contra a covid-19, numa experiência médica batizada de "Projeto S". Quatro meses depois do arranque …

Espanha exige teste a quem vier de Portugal por via terrestre. Governo ameaça com "reciprocidade"

Os viajantes também podem apresentar certificado de vacinação ou de recuperação da covid-19. A medida não é recíproca a quem quiser cruzar a fronteira para Portugal. A partir desta segunda-feira, dia 7 de junho, quem viajar …

Mercado do carbono permitiu a empresas poluidoras da UE ganharem 50 mil milhões de euros

A atribuição gratuita de licenças de emissão de gases com efeito de estufa permitiu lucros especulativos de 50 mil milhões de euros à indústria de uso intensivo de energia na Europa, revela um relatório divulgado …