/

Nas primeiras cozinhas robóticas do mundo, não são necessários humanos (nem para limpar)

A empresa britânica Moley Robotics afirma ter produzido a primeira cozinha robótica do mundo com um “robô hábil integrado numa cozinha de luxo, que prepara refeições recém-cozidas com o toque de um botão.”

De acordo com o Interesting Engineering, a cozinha possui dois braços robóticos que podem imitar de forma realista os movimentos das mãos humanas durante a preparação das refeições.

“Isto significa que a cozinha robótica consegue ir buscar os ingredientes ao frigorífico inteligente, ajustar a temperatura do fogão, usar a pia para encher panelas e servir, misturar e preparar como um cozinheiro humano faria. O robô até limpa depois – sem reclamar!”, lê-se num comunicado da empresa.

Porém, conseguir desenvolver uma cozinha robótica tão avançada não foi uma tarefa fácil.

Segundo a empresa britânica, foi necessário o trabalho de uma equipa constituída por 100 engenheiros, designers de produtos e interiores de luxo e três chefs premiados.

A Moley Robotics garante que o “sistema não cozinha como uma máquina – captura habilidades humanas em movimento.”

A cozinha usa uma combinação de sensores e câmaras óticas para realizar as suas tarefas e possui ainda um outro sistema ótico que consegue detetar alimentos que caíram e limpá-los antes e depois de cozinhar.

A Moley Robotics construiu um conjunto completo de utensílios e panelas à medida, projetados para serem usados ​​pelo robô ou pelos seus proprietários. Cada uma das panelas e frigideiras de aço inoxidável possui um marcador subtil para ajudar o robô a orientar-se e escolher o objeto correto.

Por enquanto, a tecnologia consegue produzir 30 pratos desenvolvidos por chefs líderes mundiais, mas novos pratos estão a ser constantemente adicionados ao sistema.

Em breve, a empresa pretende ter um menu digital com mais de 5000 opções.

A cozinha robótica também vem com uma ferramenta inovadora de software criador de receitas que permite aos utilizadores programar as suas próprias receitas favoritas.

Segundo o GearBrain, a cozinha robótica está agora disponível para compra no Reino Unido e na Europa. O sistema custa 330 mil dólares (equivalente a 272.490 euros).

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.