Nervosismo em Wall Street com situação na Grécia

A bolsa nova-iorquina encerrou esta sexta-feira em baixa, com os investidores a ignorar bons indicadores norte-americanos e a seguir os homólogos europeus, pessimistas com as negociações sobre a Grécia.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average perdeu 0,78% (140,53 pontos), para as 17.898,84 unidades, e o Nasdaq 0,62% (31,41), para as 5.051,10.

O índice alargado S&P 500 recuou 0,70%, para os 2.094,11 pontos.

Os investidores “anularam a subida das duas sessões anteriores“, no seguimento das “praças europeias afetadas pela Grécia, perante o bloqueamento das negociações sobre a dívida do país”, resumiram os analistas da casa de investimento Charles Schwab.

Os dirigentes da Grécia preparam-se para fazer este sábado novas propostas aos seus credores, mas os investidores estão cada vez mais inquietos, depois de terem sabido que a Zona Euro tinha discutido a possibilidade de o país entrar em incumprimento (não pagar dívidas), tema que até aqui tem sido tabu, se a situação impedir Atenas, sem dinheiro, de reembolsar o Fundo Monetário Internacional até ao final do mês.

A evocação desta possibilidade provocou a queda da bolsa de Atenas, que perdeu hoje mais de 6%, depois de ter e3ncerrado com ganhos de 8%. O índice Eurostoxx 50, representativo das bolsas europeias, cedeu cerca de 1,5%.

Apesar de os investidores em Wall Street terem acusado a influência desta conjuntura internacional, certo é os analistas consideraram que a reação foi menos violenta do que esperado.

“Como se aguardava, há mais instabilidade na Europa, porque as consequências de uma saída da Grécia da Zona Euro seriam aí mais fortes”, disse Jack Ablin, da BMO Private Bank.

Mas, mesmo que “a atualidade grega seja muito negativa, no sentido em que não parece que se saia do impasse, constitui sobretudo um pretexto” para os investidores desejosos de vender posições, afirmou Peter Cardillo, de Rockwell Global Capital.

Assim, para lá da Grécia, este analista considerou que houve mais fatores a explicar o desempenho da praça bolsista no dia de hoje, como a aproximação da reunião do comité de política monetária da Reserva Federal, na terça e quarta-feira.

Mesmo que a maior parte dos observadores espere que o banco central conserve nesta reunião as suas taxas diretoras no nível quase nulo em que se encontram, contudo está a aguardar o comunicado final para interpretar as suas eventuais indicações sobre o calendário em que estas taxas vão começar a subir.

Neste contexto de prudência, os investidores não saudaram à altura os bons indicadores conhecidos hoje sobre a economia dos EUA, como a subida dos preços na produção em maio ou uma subida da confiança das famílias em junho.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …