Nelson Évora na final do triplo salto

José Goulão / Flickr

-

O português Nelson Évora qualificou-se hoje para a final do triplo salto dos Europeus de atletismo, ao conseguir 16,82 metros na segunda tentativa da qualificação, em Zurique, na Suíça.

Depois de um primeiro ensaio a 16,64 metros, a um centímetro da qualificação direta (16,65 metros ou os 12 melhores), o atleta do Benfica alcançou 16,82, que era o melhor registo entre os 21 participantes, após dois ensaios.

Campeão olímpico em 2008 e mundial em 2007, Nelson Évora, que em 2014 já registou 16,97 metros (05 de julho, em Saint-Denis, França), vai disputar a final na quinta-feira, a partir das 19h10.

Nélson Évora, que efetuou os dois saltos com vento contrário, de 0,3 m/s, acabou batido no terceiro ensaio – do qual prescindiu – pelo russo Lyukman Adams (16,97 metros) e pelo francês Benjamin Compaoré (16,83).

O quarto campeão olímpico da história do desporto e do atletismo português foi o segundo atleta luso a qualificar-se para uma final em Zurique, depois de Marco Fortes, que garantiu um lugar entre os 12 melhores do lançamento do peso, graças aos 20,03 metros registados ao terceiro ensaio da qualificação.

Depois de 19,19 metros, no primeiro lançamento, e 18,86, no segundo, o atleta do Benfica selou o 10.º melhor registo da qualificação (passavam os 12 primeiros ou quem conseguisse 20,12 metros) na última tentativa. A final começa às 18:34.

Por seu lado, Ricardo dos Santos garantiu um lugar nas meias-finais dos 400 metros, ao bater um dos mais antigos recordes nacionais nas eliminatórias, com 45,81 segundos, que lhe valeu o segundo posto da terceira série.

O também atleta do Benfica retirou 30 centésimos de segundo ao anterior máximo, que pertencia a Carlos Silva, desde 22 de maio de 1996, dia em que registou 46,11 segundos, no Estádio Universitário, em Lisboa.

Pelo contrário, foram eliminados Marta Onofre (24.ª, com 4,15 metros) e Cátia Pereira e Maria Leonor Tavares (empatadas no 25.º, com 4,00), na vara, Carla Tavares (32.ª, com 11,78 segundos), nos 100 metros, e Alberto Paulo (24.º, com 8.47,18 minutos), nos 3.000 obstáculos.

Na sessão desta tarde, Dulce Félix vai defender do título na final dos 10.000 metros, em que será acompanhada por Sara Moreira, também candidata ao pódio, e Salomé Rocha. Além destas, estarão em ação Cátia Azevedo (400 metros), Yazaldes Nascimento e Digo Antunes (100 metros) e Sandy Martins (800 metros), nas eliminatórias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …