Nelson Évora na final do triplo salto

José Goulão / Flickr

-

O português Nelson Évora qualificou-se hoje para a final do triplo salto dos Europeus de atletismo, ao conseguir 16,82 metros na segunda tentativa da qualificação, em Zurique, na Suíça.

Depois de um primeiro ensaio a 16,64 metros, a um centímetro da qualificação direta (16,65 metros ou os 12 melhores), o atleta do Benfica alcançou 16,82, que era o melhor registo entre os 21 participantes, após dois ensaios.

Campeão olímpico em 2008 e mundial em 2007, Nelson Évora, que em 2014 já registou 16,97 metros (05 de julho, em Saint-Denis, França), vai disputar a final na quinta-feira, a partir das 19h10.

Nélson Évora, que efetuou os dois saltos com vento contrário, de 0,3 m/s, acabou batido no terceiro ensaio – do qual prescindiu – pelo russo Lyukman Adams (16,97 metros) e pelo francês Benjamin Compaoré (16,83).

O quarto campeão olímpico da história do desporto e do atletismo português foi o segundo atleta luso a qualificar-se para uma final em Zurique, depois de Marco Fortes, que garantiu um lugar entre os 12 melhores do lançamento do peso, graças aos 20,03 metros registados ao terceiro ensaio da qualificação.

Depois de 19,19 metros, no primeiro lançamento, e 18,86, no segundo, o atleta do Benfica selou o 10.º melhor registo da qualificação (passavam os 12 primeiros ou quem conseguisse 20,12 metros) na última tentativa. A final começa às 18:34.

Por seu lado, Ricardo dos Santos garantiu um lugar nas meias-finais dos 400 metros, ao bater um dos mais antigos recordes nacionais nas eliminatórias, com 45,81 segundos, que lhe valeu o segundo posto da terceira série.

O também atleta do Benfica retirou 30 centésimos de segundo ao anterior máximo, que pertencia a Carlos Silva, desde 22 de maio de 1996, dia em que registou 46,11 segundos, no Estádio Universitário, em Lisboa.

Pelo contrário, foram eliminados Marta Onofre (24.ª, com 4,15 metros) e Cátia Pereira e Maria Leonor Tavares (empatadas no 25.º, com 4,00), na vara, Carla Tavares (32.ª, com 11,78 segundos), nos 100 metros, e Alberto Paulo (24.º, com 8.47,18 minutos), nos 3.000 obstáculos.

Na sessão desta tarde, Dulce Félix vai defender do título na final dos 10.000 metros, em que será acompanhada por Sara Moreira, também candidata ao pódio, e Salomé Rocha. Além destas, estarão em ação Cátia Azevedo (400 metros), Yazaldes Nascimento e Digo Antunes (100 metros) e Sandy Martins (800 metros), nas eliminatórias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …