Nelson Évora na final do triplo salto

José Goulão / Flickr

-

O português Nelson Évora qualificou-se hoje para a final do triplo salto dos Europeus de atletismo, ao conseguir 16,82 metros na segunda tentativa da qualificação, em Zurique, na Suíça.

Depois de um primeiro ensaio a 16,64 metros, a um centímetro da qualificação direta (16,65 metros ou os 12 melhores), o atleta do Benfica alcançou 16,82, que era o melhor registo entre os 21 participantes, após dois ensaios.

Campeão olímpico em 2008 e mundial em 2007, Nelson Évora, que em 2014 já registou 16,97 metros (05 de julho, em Saint-Denis, França), vai disputar a final na quinta-feira, a partir das 19h10.

Nélson Évora, que efetuou os dois saltos com vento contrário, de 0,3 m/s, acabou batido no terceiro ensaio – do qual prescindiu – pelo russo Lyukman Adams (16,97 metros) e pelo francês Benjamin Compaoré (16,83).

O quarto campeão olímpico da história do desporto e do atletismo português foi o segundo atleta luso a qualificar-se para uma final em Zurique, depois de Marco Fortes, que garantiu um lugar entre os 12 melhores do lançamento do peso, graças aos 20,03 metros registados ao terceiro ensaio da qualificação.

Depois de 19,19 metros, no primeiro lançamento, e 18,86, no segundo, o atleta do Benfica selou o 10.º melhor registo da qualificação (passavam os 12 primeiros ou quem conseguisse 20,12 metros) na última tentativa. A final começa às 18:34.

Por seu lado, Ricardo dos Santos garantiu um lugar nas meias-finais dos 400 metros, ao bater um dos mais antigos recordes nacionais nas eliminatórias, com 45,81 segundos, que lhe valeu o segundo posto da terceira série.

O também atleta do Benfica retirou 30 centésimos de segundo ao anterior máximo, que pertencia a Carlos Silva, desde 22 de maio de 1996, dia em que registou 46,11 segundos, no Estádio Universitário, em Lisboa.

Pelo contrário, foram eliminados Marta Onofre (24.ª, com 4,15 metros) e Cátia Pereira e Maria Leonor Tavares (empatadas no 25.º, com 4,00), na vara, Carla Tavares (32.ª, com 11,78 segundos), nos 100 metros, e Alberto Paulo (24.º, com 8.47,18 minutos), nos 3.000 obstáculos.

Na sessão desta tarde, Dulce Félix vai defender do título na final dos 10.000 metros, em que será acompanhada por Sara Moreira, também candidata ao pódio, e Salomé Rocha. Além destas, estarão em ação Cátia Azevedo (400 metros), Yazaldes Nascimento e Digo Antunes (100 metros) e Sandy Martins (800 metros), nas eliminatórias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …