Neemias estreou-se pela selecção e “rebentou” com a Roménia

(dr) FPB

Portugal venceu com tranquilidade na Roménia com papel fundamental do estreante Neemias Queta e de Rafael Lisboa.

Portugal estreou-se da melhor forma na qualificação para o Europeu de basquetebol 2025, com uma vitória na Roménia por 75-59, em encontro disputado nesta quinta-feira.

A selecção portuguesa chegou a Ploiești com dois reforços: os estreantes Neemias Queta e Travante Williams (nascido nos EUA que joga em Portugal há cinco anos).

A partir do primeiro cesto, Portugal esteve a vencer em todos os minutos do jogo. Começou logo com um parcial 8-0 e chegou ao fim do primeiro quarto a ganhar por 17-14.

Antes do intervalo os romenos ainda conseguiram um parcial 6-0, ficaram só a dois pontos dos adversários mas Portugal reagiu e foi para o balneário com margem de 12 pontos (42-30).

Só no terceiro período Portugal não venceu, registando-se um empate a 19, mas assim mantendo a vantagem de 12 pontos (61-49). Com 14-10 nos últimos 10 minutos, Portugal venceu por 75-59.

Todos os convocados estiveram em campo mas os estreantes foram quem jogou mais: 30 minutos para Travante, 25 minutos para Neemias.

Neemias Queta foi o jogador que marcou a diferença: 20 pontos e 10 ressaltos. Um duplo-duplo logo na sua estreia pela selecção principal.

Rafael Lisboa voltou a ser o rei dos triplos, com cinco concretizados em sete tentativas, num total de 17 pontos. Travante Williams marcou nove pontos, conseguiu cinco ressaltos e três assistências.

Portugal está no Grupo F desta 2.ª fase de pré-qualificação. No próximo domingo encontrará o Chipre (Odivelas) e em Novembro vai receber Bulgária e Roménia – mas aí Neemias Queta já não deverá jogar porque a NBA começa em Outubro.

Só o vencedor do grupo passa para a fase final da qualificação, onde estarão as principais selecções europeias. As outras duas selecções terão ainda de passar por uma 3.ª fase de pré-qualificação. O Chipre já está apurado porque vai receber o Europeu 2025, tal como Letónia e Finlândia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.