A 15 mil anos-luz da Terra, a nebulosa Sh2-284 produz nuvens cor-de-laranja e vermelhas que, curiosamente, fazem lembrar um gatinho sorridente quando visto da Terra.
A nebulosa Sh2-284 — uma região formadora de estrelas na constelação de Unicórnio — deu à luz reluzentes e fortes estrelas, que explodem ventos e radiação com grande intensidade.
Aliás, a sua radiação é suficientemente poderosa para ionizar o hidrogénio numa nebulosa de 150 anos-luz de largura, produzindo nuvens alaranjadas e brilhantes que, curiosamente, fazem lembrar um gatinho sorridente quando visto da Terra.
“Aninhado no centro da parte mais brilhante da nebulosa – logo abaixo do “nariz do gato” – está um aglomerado de jovens estrelas conhecido como Dolidze 25, que produz grandes quantidades de forte radiação e ventos”, explicam os astrónomos do Observatório Europeu do Sul (ESO), segundo a Sci News.
Se não conseguir ver o felino na imagem acima, talvez o VLT Survey Telescope do Observatório Paranal do Chile possa ajudar.
Apesar da sua enorme distância de 15 mil anos-luz, o telescópio chileno conseguiu agora fotografar a beleza natural da nebulosa, com recurso a uma câmara de 256 milhões de píxeis otimizada para imagens de campo amplo.