Neandertais tinham tipos sanguíneos, tal como os humanos modernos

Tim Schoon / University of Iowa

Comparação de crânios de Homo Sapiens (esquerda) e Neandertal (direita)

Um novo estudo indica que os Neandertais, tal como nós, humanos modernos, também podiam ter outros tipos de sangue encontrados no sistema ABO.

De acordo com o site EurekAlert!, cientistas analisaram os genomas previamente sequenciados de um Denisovano e de três mulheres Neandertais que viveram entre há 100 mil e 40 mil anos, com o objetivo de identificar o seu grupo sanguíneo.

Dos cerca de 40 sistemas de grupos sanguíneos conhecidos, a equipa concentrou-se nos sete geralmente considerados para transfusões de sangue, dos quais os mais comuns são o sistema ABO (composto pelos tipos sanguíneos A, B, AB e O) e o Rh.

Embora durante muito tempo se tenha pensado que o Neandertais eram todos do tipo O (assim como os chimpanzés são todos do tipo A e os gorilas do tipo B), os investigadores descobriram que estes nossos antepassados já tinham a variabilidade ABO observada nos dias de hoje.

Segundo o mesmo site, uma análise extensiva que cobriu outros sistemas de grupos sanguíneos revelou alelos que são a favor das origens africanas dos Neandertais e Denisovanos.

Além disso, especialmente surpreendente é a descoberta de que os Neandertais possuíam um alelo Rh único, que não existe nos humanos modernos, com as exceções de um aborígene da Austrália e um da Papua-Nova Guiné.

Os investigadores sugerem que esta ligação pode ser uma evidência de cruzamento entre os Neandertais e os Homo sapiens antes de este último ter migrado para o Sudeste Asiático.

Por último, o estudo ajuda a esclarecer a demografia dos Neandertais, confirmando que estes hominídeos exibiam muito pouca diversidade genética e que podem ter sido suscetíveis a doenças hemolíticas do feto e do recém-nascido (devido à incompatibilidade Rh maternofetal) nos casos em que mães Neandertais tinham filhos de companheiros Homo sapiens ou Denisovanos.

Estas pistas reforçam a hipótese de que a baixa diversidade genética, juntamente com o baixo sucesso reprodutivo, contribuíram para o desaparecimento desta espécie humana.

O estudo foi publicado, a 28 de julho, na revista científica PLOS ONE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Análise de ADN revela que japoneses modernos são descendentes de três povos diferentes

O território que hoje dá lugar ao Japão está ocupado desde o período do Paleolítico Superior. Até agora pensava-se que a ancestralidade genética japonesa era dupla, mas uma nova pesquisa vem trazer novos detalhes.  Um novo …

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …