Neandertais transmitiram estirpe mortal do papilomavírus humano ao Homo sapiens

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Recriação de uma cena da vida de um grupo de Neandertais

Investigadores descobriram que Neandertais se reproduziram com humanos modernos e lhes transmitiram uma estirpe mortal do papilomavírus humano.

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por um elevado número de infeções, que na maioria das vezes são assintomáticas e de regressão espontânea. Esta é uma das infeções de transmissão sexual mais comuns a nível mundial.

Durante o tempo em que coexistiram na Europa e na Ásia, humanos modernos e Neandertais acasalaram. Uma equipa de investigadores descobriu agora que os Neandertais provavelmente transmitiram uma estirpe específica do papilomavírus humano aos Homo sapiens.



Ao contrário da encontrada hoje em dia, esta era uma estirpe mortal, que se tornou dominante na Eurásia, escreve o Ancient-Origins.

Para este estudo, os investigadores obtiveram amostras virais de HPV de várias espécies de primatas não-humanos. Além disso, recolheram milhares de genomas de variantes do papilomavírus humano que são encontrados atualmente em humanos.

Os investigadores analisaram o desenvolvimento de uma estirpe particular, conhecida como papilomavírus humano tipo 16 (HPV 16), que é sexualmente transmissível e causa cancro.

Até à data, existem mais de 200 tipos de HPV identificados dos quais cerca de 40 infetam, preferencialmente, o sistema anogenital: vulva, vagina, colo do útero, pénis e áreas perianais.

Os autores não conseguiram obter amostras dos Neandertais, mas as estirpes de HPV encontradas na Eurásia eram diferentes das encontradas em África. Como tal, os especialistas concluem que isto acontece porque os humanos modernos reproduziram com os Neandertais na Eurásia, mas não em África.

Descobriu-se ainda que o vírus evoluiu em sincronia com a evolução das espécies que estava a infetar. Como as diferenças entre africanos e não-africanos comprovaram, o vírus poderia desenvolver-se de forma diferente em populações distintas dentro da mesma espécie.

“Os dados atuais fornecem uma estrutura para desvendar os mistérios dos genomas oncogénicos do HPV à medida que expandimos a nossa compreensão da evolução do hospedeiro viral”, concluíram os cientistas.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica PLOS Pathogens.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário. O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três …

Barcelona sofre derrota pesada frente ao Bayern (e direção reúne-se de madrugada)

O Barcelona sofreu, esta terça-feira, uma derrota pesada frente ao Bayern Munique, a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Bayern vinha de uma série de 18 jogos — …

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", diz Ursula von der Leyen

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do discurso do Estado da União, em Estrasburgo, referindo-se às conquistas no …

Marcelo pede discurso claro, "sem drama e com serenidade" sobre regresso às aulas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou esta terça-feira um recado para os participantes da reunião do Infarmed: que tenham um discurso claro para que os portugueses saibam como vai ser a condução …

Young Boys foram "bad boys" e nem Ronaldo salvou o United

Cristiano Ronaldo marcou, mas o Manchester United deixou-se surpreender pelo Young Boys. Os ingleses ficaram reduzidos a dez unidades ainda na primeira parte. Nos últimos tempos, Manchester United é sinónimo de Cristiano Ronaldo. Por isso, o …

Médicos aderem cada vez menos aos incentivos para trabalhar em zonas mais carenciadas

Os médicos têm aderido cada vez menos ao regime criado para os incentivar a aceitar vagas em hospitais e centros de saúde com carência de profissionais. Segundo o Jornal de Notícias, até julho deste ano 263 …

Moreira não é D. Sancho e vestiu o kevlar para levar com balas do Selminho e da regionalização

O caso Selminho e a regionalização marcaram o debate desta terça-feira entre os candidatos à Câmara do Porto. Rui Moreira absorveu o impacto e saiu por cima. O debate dos 11 candidatos autárquicos à Câmara Municipal …

Neandertais transmitiram estirpe mortal do papilomavírus humano ao Homo sapiens

Investigadores descobriram que Neandertais se reproduziram com humanos modernos e lhes transmitiram uma estirpe mortal do papilomavírus humano. O papilomavírus humano (HPV) é responsável por um elevado número de infeções, que na maioria das vezes são …

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos no Mar do Japão

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados no Mar do Japão, informou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). A Coreia do Norte disparou esta quarta-feira dois mísseis balísticos não …

“Socialismo nocivo para os lisboetas”. Moedas atira-se a Medina (e garante que é um político diferente)

Naquela que foi a sua primeira ação no período oficial de campanha, Carlos Moedas encheu o Teatro Trindade, em Lisboa, para o último esforço de derrotar Fernando Medina. O candidato da coligação Novos Tempos à Câmara …