O outro lado do vírus: na NBA já entraram em campo 541 jogadores (novo recorde)

Ainda estamos em Dezembro mas a estreia de Greg Monroe pelos Minnesota Timberwolves já quebrou todos os registos na história da NBA.

Os Minnesota Timberwolves receberam os Boston Celtics, num dos vários jogos desta madrugada na NBA. A equipa da casa ganhou por 108-103 mas foi a presença de um jogador que quebrou um recorde no principal campeonato de basquetebol na América do Norte.

Quando, a 2m27s do intervalo, Nathan Knight saiu para Greg Monroe entrar, Monroe tornou-se no 541.º jogador a entrar em campo na presente temporada na NBA – um recorde em toda a história do campeonato. E ainda estamos em Dezembro. O recorde anterior (540) havia sido registado na época anterior e em 2017/18.

O facto foi destacado pela ESPN, que lembra que este recorde, e tão precoce, está relacionado com a pandemia. Muitos jogadores das equipas da NBA têm ficado fora dos pavilhões por estarem infectados pelo novo coronavírus.

Por isso, os responsáveis têm procurado alternativas, como procurar reforços temporários. Vários atletas têm assinado um contrato que dura apenas 10 dias – o período de quarentena obrigatória para os jogadores infectados.

Alguns jogadores pensavam que nunca mais iriam jogar na NBA mas o coronavírus “ajudou” nos respectivos percursos profissionais.

O próprio Greg Monroe, que marcou 11 pontos pelos Timberwolves contra os Celtics, estava afastado da NBA desde 2019 mas agora voltou para assinar um contrato de 10 dias, em Minnesota. Outros casos surgiram nas notícias, como os de Joe Johnson e Darren Collison, que estavam sem jogar há dois anos e assinaram contrato pelos Celtics e pelos Los Angeles Lakers, respectivamente.

Uma das melhores equipas nesta época, os Chicago Bulls, não conseguiu jogar sempre. Alguns dos seus jogos foram adiados porque a turma de Chicago não tinha oito jogadores disponíveis para a partida em causa.

E por falar em Chicago…

…os Bulls estão a ser o centro de uma expressão que tem sido utilizada na NBA, ao longo dos anos e em diversos contextos: The Big Three. Aplica-se quando uma equipa tem três jogadores que se destacam no próprio plantel e na NBA no geral.

Zach LaVine, Nikola Vučević e DeMar DeRozan caminham para serem o próximo trio de topo no basquetebol americano.

Ainda na madrugada passada, no triunfo por 130-118 frente aos Atlanta Hawks, os três marcaram no total 89 pontos: 35 para DeRozan, 30 para LaVine e 24 para Vučević – o internacional por Montenegro conseguiu ainda 17 ressaltos, seis assistências e quatro blocos (números invulgares num só jogo).

E quatro lançamentos de três pontos. Como este:

Nuno Teixeira Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.