O poderoso “Navio Fantasma do Pacífico” da 2.ª Guerra Mundial reapareceu

U.S. Navy

O USS Stewart (DD-224) sob ataque, em maio de 1946. A bandeira japonesa pintada no navio reflete o serviço do Stewart em 1943-1945 como Barco da Marinha Japonesa. Foi recuperado pela Marinha dos EUA após o fim da II Guerra Mundial e recomissionado como USS DD-224 para a viagem de regresso aos EUA

Foram localizados os destroços do único navio de guerra que lutou tanto pelos EUA como pelo inimigo Japão, durante a II Guerra Mundial.

Os destroços do USS Stewart, um contratorpedeiro que esteve nos “dois lados” da II Guerra Mundial, foram descobertos, nos EUA, ao largo da costa de São Francisco.

Inicialmente designado como DD-224, o Stewart começou a sua participação na guerra como um contratorpedeiro norte-americano.

Durante os primeiros meses da Guerra do Pacífico, “Navio Fantasma do Pacífico”, como era conhecido, serviu como navio de escolta juntamente com outros navios de guerra norte-americanos.

Contudo, em fevereiro de 1942, durante a Batalha do Estreito de Badung, próximo a Bali, o navio foi gravemente danificado por tiros de navios de guerra japoneses.

O contratorpedeiro conseguiu regressar a Surabaya, na ilha de Java, onde acabou por ser afundado intencionalmente pela sua própria tripulação, que detonou explosivos no seu casco para evitar a captura pelos japoneses.

Um ano depois, os japoneses recuperaram o navio e utilizaram-no como barco de patrulha da Marinha Imperial Japonesa até ao final da guerra em 1945.

No entanto, após a rendição do Japão a 2 de setembro de 1945, o Stewart voltou ao controlo dos Estados Unidos.

Após o fim da II Guerra, o navio recomissionado pela Marinha dos EUA, mas já se encontrava bastante deteriorado.

A 24 de maio de 1946, o navio foi afundado, durante a prática de tiro ao alvo em 1946 por foguetes de aviões de guerra dos EUA e projéteis de um navio de guerra norte-americano.

O “Navio Fantasma do Pacífico” foi agora localizado a cerca de 80 quilómetros a noroeste de São Francisco, no Santuário Marinho Nacional de Cordell Bank, a uma profundidade de aproximadamente 1.065 metros.

Após quase 80 anos submerso, o navio foi descoberto em bom estado “representando agora uma oportunidade única para estudar a arquitetura e a tecnologia naval do início do século XX”, como referiu, em comunicado, o arqueólogo marítimo James Delgado, citado pela Live Science.

O especialista sublinhou que a história do “Navio Fantasma do Pacífico” – eternamente marcada pelo “vai-vem” entre duas nações em guerra – o torna um “símbolo notável da complexidade da Guerra do Pacífico” e um recurso valioso para a arqueologia e história marítimas.

ZAP //

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