“100% confirmado”. Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

(dr) Timmy Gambin / University of Malta

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, durante uma missão secreta na costa da Líbia.

O arqueólogo marítimo da Universidade de Malta, Timmy Gambin, confirmou que seis investigadores, incluindo ele próprio, fizeram dois mergulhos ao naufrágio, no final de abril, e conseguiram identificar que se trata do submarino britânico HMS Urge.

“Agora está 100% confirmado. Conseguimos algumas boas imagens do nome [gravado na torre de comando] que, espero eu, vão acabar com a afirmação absurda de que se afundou no norte de África”, afirmou ao site Live Science.

Gambin liderou a equipa que descobriu este naufrágio em 2019, a cerca de 10 quilómetros a leste de Malta, numa área que havia sido minada por navios alemães durante a II Guerra Mundial.

A equipa conseguiu ver que o submarino foi atingido por uma mina naval colocada por um navio de guerra alemão. Os mergulhadores puderam observar que a explosão da mina fez um buraco no casco de pressão do submarino.

De acordo com a Marinha Real Britânica, antes de ter sido dado como desaparecido em abril de 1942, este submarino, comandado pelo Tenente Comandante Edward Tomkinson, teve vários sucessos na frente de batalha. Paralisou, por exemplo, o navio Vittorio Veneto e afundou o cruzador Bande Nere, ambos italianos.

Nesse ano, o HMS Urge estava em Malta, que era na altura um importante porto naval britânico no Mar Mediterrâneo. No final de abril, foi-lhe ordenado que partisse para o Egito, juntamente com outros navios de guerra, para fugir aos intensos bombardeamentos das forças aéreas alemãs e italianas.

Mas o submarino nunca chegou a território egípcio, tendo sido dado oficialmente como desaparecido com 32 tripulantes, outros 11 membros da marinha e um correspondente de guerra a bordo.

O mistério do que lhe tinha acontecido ressurgiu em 2015, quando o mergulhador belga Jean-Pierre Misson disse ter descoberto o seu naufrágio na costa da Líbia, tendo afirmado que o HMS Urge foi afundado por aviões de guerra italianos durante uma missão secreta.

Segundo o Live Science, estas foram alegações controversas porque significavam que o submarino estava fora da sua rota quando desapareceu. Ainda hoje, Misson continua a dizer que o naufrágio que encontrou é do HMS Urge e que houve uma conspiração para encobrir a sua missão.

As descobertas desta equipa de mergulhadores irão agora ser encaminhadas para a Marinha Real Britânica, que é a responsável pelo naufrágio, de acordo com as leis internacionais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …