“100% confirmado”. Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

(dr) Timmy Gambin / University of Malta

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, durante uma missão secreta na costa da Líbia.

O arqueólogo marítimo da Universidade de Malta, Timmy Gambin, confirmou que seis investigadores, incluindo ele próprio, fizeram dois mergulhos ao naufrágio, no final de abril, e conseguiram identificar que se trata do submarino britânico HMS Urge.

“Agora está 100% confirmado. Conseguimos algumas boas imagens do nome [gravado na torre de comando] que, espero eu, vão acabar com a afirmação absurda de que se afundou no norte de África”, afirmou ao site Live Science.

Gambin liderou a equipa que descobriu este naufrágio em 2019, a cerca de 10 quilómetros a leste de Malta, numa área que havia sido minada por navios alemães durante a II Guerra Mundial.

A equipa conseguiu ver que o submarino foi atingido por uma mina naval colocada por um navio de guerra alemão. Os mergulhadores puderam observar que a explosão da mina fez um buraco no casco de pressão do submarino.

De acordo com a Marinha Real Britânica, antes de ter sido dado como desaparecido em abril de 1942, este submarino, comandado pelo Tenente Comandante Edward Tomkinson, teve vários sucessos na frente de batalha. Paralisou, por exemplo, o navio Vittorio Veneto e afundou o cruzador Bande Nere, ambos italianos.

Nesse ano, o HMS Urge estava em Malta, que era na altura um importante porto naval britânico no Mar Mediterrâneo. No final de abril, foi-lhe ordenado que partisse para o Egito, juntamente com outros navios de guerra, para fugir aos intensos bombardeamentos das forças aéreas alemãs e italianas.

Mas o submarino nunca chegou a território egípcio, tendo sido dado oficialmente como desaparecido com 32 tripulantes, outros 11 membros da marinha e um correspondente de guerra a bordo.

O mistério do que lhe tinha acontecido ressurgiu em 2015, quando o mergulhador belga Jean-Pierre Misson disse ter descoberto o seu naufrágio na costa da Líbia, tendo afirmado que o HMS Urge foi afundado por aviões de guerra italianos durante uma missão secreta.

Segundo o Live Science, estas foram alegações controversas porque significavam que o submarino estava fora da sua rota quando desapareceu. Ainda hoje, Misson continua a dizer que o naufrágio que encontrou é do HMS Urge e que houve uma conspiração para encobrir a sua missão.

As descobertas desta equipa de mergulhadores irão agora ser encaminhadas para a Marinha Real Britânica, que é a responsável pelo naufrágio, de acordo com as leis internacionais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …