Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

(dr) University of South Florida

Tubo de lava no Monumento Nacional El Malpais, no Novo México

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos.

De acordo com a agência Europa Press, a equipa de cientistas chegou a esta conclusão depois de explorar uma formação vulcânica no Monumento Nacional El Malpais, no estado norte-americano do Novo México, e de analisar carvão datado por radiocarbono que se encontra nas profundezas de um depósito de gelo.

Do ano 150 a 950 D.C., os habitantes deixaram material carbonizado na caverna, o que indica que provocaram pequenos fogos para derreter o gelo e recolhê-lo como água potável, ou talvez até para rituais religiosos.

Segundo a mesma agência espanhola, acredita-se que as secas tenham influenciado as estratégias de colonização e subsistência, a intensificação agrícola, as tendências demográficas e a migração destas complexas sociedades de nativos que outrora habitaram o sudoeste dos Estados Unidos.

Os investigadores afirmam que a descoberta dos depósitos de gelo apresenta uma “evidência inequívoca” de cinco eventos de seca que afetaram esta sociedade ancestral durante estes séculos.

“Esta descoberta lança novas luzes sobre uma das muitas interações entre o ser humano e o meio ambiente no sudoeste do país, num momento em que as alterações climáticas obrigaram as pessoas a encontrar recursos hídricos em lugares inesperados”, disse, em comunicadoBogdan Onac, professor de Geociência da Universidade do Sul da Flórida.

Segundo o investigador, um dos autores do estudo publicado, esta quarta-feira, na revista científica Scientific Reports, as condições geológicas que apoiaram esta descoberta estão agora ameaçadas pelas alterações climáticas atuais.

“O derretimento do gelo da caverna sob as atuais condições climáticas está a revelar e a ameaçar, ao mesmo tempo, uma fonte frágil de evidências arqueológicas e paleoambientais”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …