Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

(dr) University of South Florida

Tubo de lava no Monumento Nacional El Malpais, no Novo México

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos.

De acordo com a agência Europa Press, a equipa de cientistas chegou a esta conclusão depois de explorar uma formação vulcânica no Monumento Nacional El Malpais, no estado norte-americano do Novo México, e de analisar carvão datado por radiocarbono que se encontra nas profundezas de um depósito de gelo.

Do ano 150 a 950 D.C., os habitantes deixaram material carbonizado na caverna, o que indica que provocaram pequenos fogos para derreter o gelo e recolhê-lo como água potável, ou talvez até para rituais religiosos.

Segundo a mesma agência espanhola, acredita-se que as secas tenham influenciado as estratégias de colonização e subsistência, a intensificação agrícola, as tendências demográficas e a migração destas complexas sociedades de nativos que outrora habitaram o sudoeste dos Estados Unidos.

Os investigadores afirmam que a descoberta dos depósitos de gelo apresenta uma “evidência inequívoca” de cinco eventos de seca que afetaram esta sociedade ancestral durante estes séculos.

“Esta descoberta lança novas luzes sobre uma das muitas interações entre o ser humano e o meio ambiente no sudoeste do país, num momento em que as alterações climáticas obrigaram as pessoas a encontrar recursos hídricos em lugares inesperados”, disse, em comunicadoBogdan Onac, professor de Geociência da Universidade do Sul da Flórida.

Segundo o investigador, um dos autores do estudo publicado, esta quarta-feira, na revista científica Scientific Reports, as condições geológicas que apoiaram esta descoberta estão agora ameaçadas pelas alterações climáticas atuais.

“O derretimento do gelo da caverna sob as atuais condições climáticas está a revelar e a ameaçar, ao mesmo tempo, uma fonte frágil de evidências arqueológicas e paleoambientais”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …