NASA vai anunciar descoberta inesperada fora do sistema solar

NASA

-

O Kepler186f foi o primeiro exoplaneta descoberto pela NASA

A Agência Espacial norte-americana NASA marcou inesperadamente uma conferência de imprensa para esta quarta-feira, na qual vai anunciar uma nova descoberta sobre os planetas que orbitam numa estrela diferente do Sol e que, por isso, não pertencem ao sistema solar.

A NASA vai apresentar a descoberta em conferência de imprensa, a realizar esta quarta-feira, às 13h00 locais (18h00 em Lisboa), e que será transmitida em direto no seu site, anunciou esta segunda-feira em comunicado a agência espacial norte-americana.

A agência espacial não deu mais detalhes sobre o assunto, que serão apresentados num artigo publicado na revista Nature que está sob embargo até à hora de início da conferência – depois da qual a NASA realiza uma sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit.

A comunidade científica internacional está a aguardar com alguma expectativa o anúncio da agência espacial norte-americana, que raramente agenda conferências de imprensa de forma inesperada. Aparentemente, a publicação do artigo sob embargo está a ser respeitada, porque ninguém faz a mínima ideia do teor do anúncio.

A última vez que a NASA convocou uma conferência de imprensa de forma inesperada foi para anunciar, em setembro de 2015, a descoberta de água líquida em Marte.

Os últimos anos de exploração espacial têm sido pródigos em descobertas de planetas fora do planeta solar, muito graças aos resultados obtidos com o telescópio espacial Kepler. Em maio do ano passado, a NASA anunciou a maior descoberta de sempre: 1.284 planetas, o que na altura duplicou o número de exoplanetas então conhecidos.

“Isto dá-nos esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, o Sol, podemos, eventualmente, descobrir também um planeta parecido com o nosso”, afirmou então a cientista-chefe da NASA, Ellen Stofan.

O observatório espacial não-tripulado Kepler, que foi lançado em 2009, permitiu a digitalização de 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles onde seja possível suportar vida.

Dos mais de 3.200 exoplanetas já identificados, 2.325 foram descobertos pelo Kepler.

O objectivo dos astrónomos é, em última instância, encontrar exoplanetas a orbitar na zona habitável do seu sol. Esta é a distância a uma estrela à qual os planetas que aí orbitam podem ter temperaturas de superfície que permitam água líquida- ou seja, suportar vida.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A conferência de imprensa tem por finalidade informar a descoberta de um planeta com condições que poderão possibilitar a vida humana e que, para ensaio, enviarão o Trump já amanhã ao final do dia.

RESPONDER

Numa verdadeira cena à James Bond, homem foge do FBI numa scooter subaquática

Um americano que estava a ser procurado por um suposto envolvimento num esquema de fraude, foi preso na passada segunda-feira, dia 16, após usar uma "scooter marítima" subaquática para tentar fugir do FBI. Quem assistiu ao …

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …