/

NASA vai anunciar descoberta inesperada fora do sistema solar

4

NASA

-

O Kepler186f foi o primeiro exoplaneta descoberto pela NASA

A Agência Espacial norte-americana NASA marcou inesperadamente uma conferência de imprensa para esta quarta-feira, na qual vai anunciar uma nova descoberta sobre os planetas que orbitam numa estrela diferente do Sol e que, por isso, não pertencem ao sistema solar.

A NASA vai apresentar a descoberta em conferência de imprensa, a realizar esta quarta-feira, às 13h00 locais (18h00 em Lisboa), e que será transmitida em direto no seu site, anunciou esta segunda-feira em comunicado a agência espacial norte-americana.

A agência espacial não deu mais detalhes sobre o assunto, que serão apresentados num artigo publicado na revista Nature que está sob embargo até à hora de início da conferência – depois da qual a NASA realiza uma sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit.

A comunidade científica internacional está a aguardar com alguma expectativa o anúncio da agência espacial norte-americana, que raramente agenda conferências de imprensa de forma inesperada. Aparentemente, a publicação do artigo sob embargo está a ser respeitada, porque ninguém faz a mínima ideia do teor do anúncio.

A última vez que a NASA convocou uma conferência de imprensa de forma inesperada foi para anunciar, em setembro de 2015, a descoberta de água líquida em Marte.

Os últimos anos de exploração espacial têm sido pródigos em descobertas de planetas fora do planeta solar, muito graças aos resultados obtidos com o telescópio espacial Kepler. Em maio do ano passado, a NASA anunciou a maior descoberta de sempre: 1.284 planetas, o que na altura duplicou o número de exoplanetas então conhecidos.

“Isto dá-nos esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, o Sol, podemos, eventualmente, descobrir também um planeta parecido com o nosso”, afirmou então a cientista-chefe da NASA, Ellen Stofan.

O observatório espacial não-tripulado Kepler, que foi lançado em 2009, permitiu a digitalização de 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles onde seja possível suportar vida.

Dos mais de 3.200 exoplanetas já identificados, 2.325 foram descobertos pelo Kepler.

O objectivo dos astrónomos é, em última instância, encontrar exoplanetas a orbitar na zona habitável do seu sol. Esta é a distância a uma estrela à qual os planetas que aí orbitam podem ter temperaturas de superfície que permitam água líquida- ou seja, suportar vida.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. A conferência de imprensa tem por finalidade informar a descoberta de um planeta com condições que poderão possibilitar a vida humana e que, para ensaio, enviarão o Trump já amanhã ao final do dia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.