/

NASA quer transformar o Sol num super-telescópio

ESA

A NASA está a planear utilizar o Sol como um gigantesco telescópio, para wue os astrónomos possam observar planetas distantes mil vezes mais claramente do que foi possível até agora.

O projeto foi discutido no evento Planetary Science Vision 2050, em Washington, nos EUA, e tem como objetivo transformar o Sol numa “lente gravitacional”.

A lente gravitacional é um fenómeno físico bastante peculiar, que foi previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein – que defende que a luz nem sempre viaja em linha reta.

Em 1919, naquela que foi a primeira experiência física a verificar esta teoria einsteiniana, o astrónomo inglês Arthur Eddington deslocou-se até uma remota ilha ao largo da costa oeste da África para observar um eclipse solar total.

Uma série de imagens tiradas do eclipse continham um curioso grupo de faíscas brilhantes identificadas como o conjunto de estrelas Hyades.

Na altura, como as estrelas estas estavam posicionadas diretamente atrás do Sol, a imensa massa do astro tinha distorcido tanto o espaço-tempo que a luz proveniente do grupo Hyades se estava a dobrar em torno dele, realizando um movimento curvilíneo antes de alcançar a Terra.

Wikipedia / NASA

Ilustração de uma lente gravitacional

Ilustração de uma lente gravitacional

Agora, quase um século mais tarde, este princípio está a ser ponderado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA como uma maneira de observar exoplanetas e estrelas a muitos anos-luz de distância.

Até agora, os cientistas não conseguiram construir um super-telescópio deste género porque, graças à interferência gravitacional do resto do sistema solar, o efeito de lente gravitacional só funcionaria se fosse posicionado 14 vezes mais longe do que Plutão.

Só o tempo dirá se esta proposta irá ou não tornar-se realidade, mas a ideia de usar o Sol como uma lupa enorme já é, por si só, entusiasmante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.