NASA quer criar um campo magnético gigante para tornar Marte habitável

NASA Goddard Space Flight Centre

Conceito artístico do escudo magnético gigante na atmosfera de Marte (à direita)

Os cientistas da NASA têm um plano arrojado para fazer com que Marte seja habitável para os seres humanos. A ideia é lançar um gigantesco escudo magnético para proteger o planeta dos ventos solares, da mesma forma que a magnetosfera da Terra nos protege de várias anomalias do espaço.

Marte pode ser um deserto inóspito, mas já teve uma atmosfera capaz de manter oceanos profundos e um clima agradável, potencialmente habitável.

Os cientistas acreditam que o planeta perdeu a sua habitabilidade há mil milhões de anos, quando o campo magnético entrou em colapso. Desde então, os vento solares arrastam os componentes da atmosfera marciana, como o dióxido de carbono (95%), nitrogénio (2.7%) e argónio (1.6%).

O plano foi apresentado no Planetary Science Vision 2050 Workshop, que ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março na base da NASA, em Washington, nos EUA.

A agência espacial norte-americana diz que uma magnetosfera artificial poderia proteger o planeta, fazendo com que o ambiente marciano fique mais parecido com o da Terra – e talvez a água na forma líquida possa voltar a existir, em abundância, na superfície do Planeta Vermelho.

“Esta situação elimina qualquer processo de erosão causada pelo vento solar que acontece na atmosfera superior do planeta, permitindo que cresça em pressão e temperatura com o tempo”, explicou o diretor de ciência planetária da NASA, Jim Green.

Nas simulações dos especialistas, se os ventos magnéticos fossem desviados pelo campo magnético, a atmosfera do planeta não iria perder os seus componentes e poderia recuperar metade da pressão atmosfera da Terra em poucos anos.

Com a recuperação da atmosfera, o planeta ficaria em média 4ºC mais quente, o suficiente para derreter o dióxido de carbono congelado na calota polar no norte do planeta.

Assim, esse carbono, livre na atmosfera, poderia ajudar a segurar mais calor à superfície, causando um efeito estufa que derreteria a água congelada de Marte, criando rios e oceanos líquidos no planeta.

“Tal como a Terra, uma atmosfera melhor poderia permitir mais objetos na superfície, proteger contra a radiação da maioria das partículas solares, estender a habilidade de extração de oxigénio e criar um efeito estufa que permite a produção de plantas”, afirmaram os especialistas.

A equipe admite que, por enquanto, o plano é apenas hipotético, mas é uma visão muito interessante do que pode ser possível no futuro. Os cientistas pretendem continuar a estudar as possibilidades para entenderem quanto tempo seria necessário para observar as mudanças.

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. EVIDENTE QUE SÃO OS PRÓPRIOS MARCIANOS QUEM ESTÃO NO CONTROLE DESTE PLANO DA NASA..LEIA-SE NAZISTAS QUE NO CASO CRIARAM A NASA NO FINAL DOS ANOS 40…NAZISTAS QUE TENTARAM FUNDAR O ESTADO MARCIANO NA EUROPA GERMÂNICA NOS ANOS 30 E NAS AMÉRICAS DEPOIS…A SUPERIORIDADE ESPACIAL NAZISTA REVELA UM SUBSOLO MARCIANO..NA HISTORIA DA TERRA E LÁ EM SUBSOLO DE MARTE ONDE ESTÃO E QUE NO CASO PRECISAM DE HUMANOS DA TERRA LÁ..PARA A SEGUNDA FASE NAZISTA..NA TERRA..O NAZISMO ESPACIAL DOMINANDO A TERRA…CLARO QUE ISSO É FOFOCAS DE BASTIDORES ESOTÉRICOS NÃO É MESMO GLOBALISTAS…rsrsrsrs…??..

  2. Não SERIA MAIS SENSATO TENTAR MANTER A HABITABILIDADE DA TERRA que tentar tornar um planeta habitável? isto à coisas que não me entram na cachola. Um plano colossal para tornar um planeta habitável quando com esse dinheiro poderiam reverter o que está a acabar com este (Terra).

    • Foi exatamente esse o meu pensamento enquanto lia a noticia… Acho bastante interessante tudo o que tem sido conseguido e o que ainda está em estudo sobre o tema, mas penso que em primeiro lugar devia estar a estabilização e como bem disse, quem sabe a reversão do que já foi mal feito na terra…
      Enfim, prioridades, vá-se lá perceber porquê.

  3. É interessante como por cá tudo parecem fazer para destruir este belo planeta e gastarem milhões de dólares a procurar inventar qualquer coisa num local inóspito e impossível de viver, estraga-se o bom para recuperar o péssimo!.

  4. Certo… e esse campo magnético certamente que mudaria tanto o campo magnético da Lua como o nosso.
    Isto está tudo interligado.

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …