NASA quer criar um campo magnético gigante para tornar Marte habitável

NASA Goddard Space Flight Centre

Conceito artístico do escudo magnético gigante na atmosfera de Marte (à direita)

Os cientistas da NASA têm um plano arrojado para fazer com que Marte seja habitável para os seres humanos. A ideia é lançar um gigantesco escudo magnético para proteger o planeta dos ventos solares, da mesma forma que a magnetosfera da Terra nos protege de várias anomalias do espaço.

Marte pode ser um deserto inóspito, mas já teve uma atmosfera capaz de manter oceanos profundos e um clima agradável, potencialmente habitável.

Os cientistas acreditam que o planeta perdeu a sua habitabilidade há mil milhões de anos, quando o campo magnético entrou em colapso. Desde então, os vento solares arrastam os componentes da atmosfera marciana, como o dióxido de carbono (95%), nitrogénio (2.7%) e argónio (1.6%).

O plano foi apresentado no Planetary Science Vision 2050 Workshop, que ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março na base da NASA, em Washington, nos EUA.

A agência espacial norte-americana diz que uma magnetosfera artificial poderia proteger o planeta, fazendo com que o ambiente marciano fique mais parecido com o da Terra – e talvez a água na forma líquida possa voltar a existir, em abundância, na superfície do Planeta Vermelho.

“Esta situação elimina qualquer processo de erosão causada pelo vento solar que acontece na atmosfera superior do planeta, permitindo que cresça em pressão e temperatura com o tempo”, explicou o diretor de ciência planetária da NASA, Jim Green.

Nas simulações dos especialistas, se os ventos magnéticos fossem desviados pelo campo magnético, a atmosfera do planeta não iria perder os seus componentes e poderia recuperar metade da pressão atmosfera da Terra em poucos anos.

Com a recuperação da atmosfera, o planeta ficaria em média 4ºC mais quente, o suficiente para derreter o dióxido de carbono congelado na calota polar no norte do planeta.

Assim, esse carbono, livre na atmosfera, poderia ajudar a segurar mais calor à superfície, causando um efeito estufa que derreteria a água congelada de Marte, criando rios e oceanos líquidos no planeta.

“Tal como a Terra, uma atmosfera melhor poderia permitir mais objetos na superfície, proteger contra a radiação da maioria das partículas solares, estender a habilidade de extração de oxigénio e criar um efeito estufa que permite a produção de plantas”, afirmaram os especialistas.

A equipe admite que, por enquanto, o plano é apenas hipotético, mas é uma visão muito interessante do que pode ser possível no futuro. Os cientistas pretendem continuar a estudar as possibilidades para entenderem quanto tempo seria necessário para observar as mudanças.

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. EVIDENTE QUE SÃO OS PRÓPRIOS MARCIANOS QUEM ESTÃO NO CONTROLE DESTE PLANO DA NASA..LEIA-SE NAZISTAS QUE NO CASO CRIARAM A NASA NO FINAL DOS ANOS 40…NAZISTAS QUE TENTARAM FUNDAR O ESTADO MARCIANO NA EUROPA GERMÂNICA NOS ANOS 30 E NAS AMÉRICAS DEPOIS…A SUPERIORIDADE ESPACIAL NAZISTA REVELA UM SUBSOLO MARCIANO..NA HISTORIA DA TERRA E LÁ EM SUBSOLO DE MARTE ONDE ESTÃO E QUE NO CASO PRECISAM DE HUMANOS DA TERRA LÁ..PARA A SEGUNDA FASE NAZISTA..NA TERRA..O NAZISMO ESPACIAL DOMINANDO A TERRA…CLARO QUE ISSO É FOFOCAS DE BASTIDORES ESOTÉRICOS NÃO É MESMO GLOBALISTAS…rsrsrsrs…??..

  2. Não SERIA MAIS SENSATO TENTAR MANTER A HABITABILIDADE DA TERRA que tentar tornar um planeta habitável? isto à coisas que não me entram na cachola. Um plano colossal para tornar um planeta habitável quando com esse dinheiro poderiam reverter o que está a acabar com este (Terra).

    • Foi exatamente esse o meu pensamento enquanto lia a noticia… Acho bastante interessante tudo o que tem sido conseguido e o que ainda está em estudo sobre o tema, mas penso que em primeiro lugar devia estar a estabilização e como bem disse, quem sabe a reversão do que já foi mal feito na terra…
      Enfim, prioridades, vá-se lá perceber porquê.

  3. É interessante como por cá tudo parecem fazer para destruir este belo planeta e gastarem milhões de dólares a procurar inventar qualquer coisa num local inóspito e impossível de viver, estraga-se o bom para recuperar o péssimo!.

  4. Certo… e esse campo magnético certamente que mudaria tanto o campo magnético da Lua como o nosso.
    Isto está tudo interligado.

  5. O equivalente a
    Não pagar o condomínio no prédio que precisa de obras urgentes

    Comprar uma casa em ruínas para reconstruir

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …