/

NASA divulga imagens inéditas de Júpiter (e não é nada como imaginamos)

NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS

Imagem de Júpiter captada pela sonda Juno da NASA.

Imagem de Júpiter captada pela sonda Juno da NASA

A agência espacial norte-americana tornou públicas as mais recentes imagens de Júpiter captadas pela sonda Juno – e não se assemelham a nada daquilo que poderíamos imaginar.

Recolhidas pela Juno no passado fim-de-semana, quando a sonda completou o seu primeiro voo rasante por Júpiter, captando as imagens mais precisas de sempre dos dois pólos do planeta, estas imagens estão a assombrar os cientistas.

Jonathan Nichols, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, e um dos integrantes da missão, confessa à BBC que “a reacção da equipa foi de espanto” e “de cair o queixo” quando viu as imagens.

“Conseguimos ver pela primeira vez o pólo Norte de Júpiter e não se parece com nada que jamais vimos ou imaginamos. É mais azul nesse local do que noutras partes do planeta e há muitas tempestades”, diz por seu turno o investigador principal da missão, Scott Bolton, do Instituto de Pesquisa de Southwest, também citado pela BBC.

“Não há sinais das faixas latitudinais e dos cinturões que estamos acostumados a ver – é difícil de reconhecer Júpiter pelas imagens”, refere ainda Bolton.

“O que vemos são sinais de que as nuvens têm sombras, possivelmente um indicativo de que estão em altitude maior do que outros elementos”, acrescenta.

“Júpiter está a falar connosco de uma forma que só os mundos gigantes gasosos podem fazer”, adianta por seu turno o co-investigador Bill Kurth, da Universidade do Iowa, nos EUA, citado no site da NASA.

“As ondas detectaram as emissões de assinatura das partículas energéticas que geram as grandes auroras que rodeiam o pólo Norte de Júpiter. Estas emissões são as mais fortes do Sistema Solar. Agora, vamos tentar perceber de onde vêm os electrões que as estão a gerar”, explica Kurth.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.