NASA deteta derretimento de glaciar que “entortou” a crosta terrestre

NASA/OIB

O Glaciar Rink tem uma área de aproximadamente cinco km² e está rodeado por água

Os cientistas Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, na Califórnia, detetaram pela primeira vez o derretimento de um glaciar, na Gronelândia, que provocou alterações na crosta terrestre, a camada mais externa e fina da Terra.

A água, proveniente do degelo do glaciar, percorreu vários quilómetros através do Glaciar Rink, no oeste da Gronelândia, durante quatro meses, no verão de 2012.

O estudo de três cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, foi o primeiro a monitorizar com precisão a perda de massa de um glaciar a partir do derretimento do gelo usando o movimento horizontal de um sensor GPS.

Os especialistas usaram dados de um único sensor na Greenland GPS Network (GNET), situado na rocha ao lado do Glaciar Rink, e publicaram os resultados na Geophysical Research Letters.

A onda moveu-se através do glaciar durante os meses de junho a setembro a uma velocidade de cerca de 4 quilómetros por mês durante os primeiros três meses, aumentando para 12,5 quilómetros em setembro. Parte da água resultante do degelo, terá perfurado o Glaciar Rink e entrado na crosta terrestre.

Esta descoberta, chamada de onda solitária, pode aumentar o potencial de perda prolongada de gelo na Gronelândia à medida que o clima continua a aquecer, com implicações para a taxa futura de aumento do nível do mar.

“Sabemos com certeza que o mecanismo de disparo foi o derretimento superficial de neve e gelo, mas ainda não entendemos completamente o complexo conjunto de processos que geram ondas solitárias”, disse a cientista Surendra Adhikari, que liderou o estudo.

NASA/JPL-Caltech

-

Segundo os especialistas, a onda não poderia ter sido detetada através dos métodos comuns de monitorização da perda de gelo da Gronelândia, como a medição do desbaste dos glaciares com um radar aéreo.

“Podíamos literalmente estar lá parados e não conseguiríamos observar nenhuma indicação da onda”, disse Eric Larour, cientista do JPL.

O Glaciar Rink tem tem uma área de aproximadamente cinco quilómetros quadrados e é um dos principais pontos de saída do gelo da Gronelândia para o oceano, permitindo o escoamento de cerca de 11 mil milhões de toneladas de água por ano – aproximadamente o peso de 30 mil Empire State Buildings, destaca a NASA.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …