NASA deteta derretimento de glaciar que “entortou” a crosta terrestre

NASA/OIB

O Glaciar Rink tem uma área de aproximadamente cinco km² e está rodeado por água

Os cientistas Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, na Califórnia, detetaram pela primeira vez o derretimento de um glaciar, na Gronelândia, que provocou alterações na crosta terrestre, a camada mais externa e fina da Terra.

A água, proveniente do degelo do glaciar, percorreu vários quilómetros através do Glaciar Rink, no oeste da Gronelândia, durante quatro meses, no verão de 2012.

O estudo de três cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, foi o primeiro a monitorizar com precisão a perda de massa de um glaciar a partir do derretimento do gelo usando o movimento horizontal de um sensor GPS.

Os especialistas usaram dados de um único sensor na Greenland GPS Network (GNET), situado na rocha ao lado do Glaciar Rink, e publicaram os resultados na Geophysical Research Letters.

A onda moveu-se através do glaciar durante os meses de junho a setembro a uma velocidade de cerca de 4 quilómetros por mês durante os primeiros três meses, aumentando para 12,5 quilómetros em setembro. Parte da água resultante do degelo, terá perfurado o Glaciar Rink e entrado na crosta terrestre.

Esta descoberta, chamada de onda solitária, pode aumentar o potencial de perda prolongada de gelo na Gronelândia à medida que o clima continua a aquecer, com implicações para a taxa futura de aumento do nível do mar.

“Sabemos com certeza que o mecanismo de disparo foi o derretimento superficial de neve e gelo, mas ainda não entendemos completamente o complexo conjunto de processos que geram ondas solitárias”, disse a cientista Surendra Adhikari, que liderou o estudo.

NASA/JPL-Caltech

-

Segundo os especialistas, a onda não poderia ter sido detetada através dos métodos comuns de monitorização da perda de gelo da Gronelândia, como a medição do desbaste dos glaciares com um radar aéreo.

“Podíamos literalmente estar lá parados e não conseguiríamos observar nenhuma indicação da onda”, disse Eric Larour, cientista do JPL.

O Glaciar Rink tem tem uma área de aproximadamente cinco quilómetros quadrados e é um dos principais pontos de saída do gelo da Gronelândia para o oceano, permitindo o escoamento de cerca de 11 mil milhões de toneladas de água por ano – aproximadamente o peso de 30 mil Empire State Buildings, destaca a NASA.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …