NASA deteta CCl4 na atmosfera. Foi proibido há 30 anos

1

NASA / Wikimedia

A parte superior da atmosfera, fotografada a partir da ISS

A parte superior da atmosfera, fotografada a partir da ISS

A agência espacial norte-americana NASA detetou na atmosfera, numa quantidade inexplicável, tetracloreto de carbono (CCl4), substância química que destrói a camada de ozono e proibida no mundo há perto de 30 anos.

O CCl4, que era usado nos extintores e nas lavandarias para limpeza a seco, foi proibido em 1987, ao abrigo do Protocolo de Montreal, ao mesmo tempo que os clorofluorcarbonetos (que eram utilizados em aerossóis, aparelhos de ar condicionado e geleiras).

Nenhum dos países subscritores do protocolo reportou qualquer nova emissão de CCl4 entre 2007 e 2012.

Contudo, um estudo da NASA revela agora que as emissões mundiais do poluente são, em média, de 39 mil toneladas por ano, o equivalente a cerca de 30% do volume máximo alguma vez registado antes da entrada em vigor do protocolo internacional.

NASA

Qing Liang, investigadora da Universities Space Research Association/ NASA Goddard Space Flight Center

Qing Liang, investigadora da Universities Space Research Association/
NASA Goddard Space Flight Center

“Não deveríamos ter todo este CCl4”, alertou Qing Liang, investigadora da NASA e principal autora do estudo, acrescentando que se está na presença de “fugas industriais não identificadas, emissões importantes de sítios contaminados ou de fontes desconhecidas de CCl4”.

Os cientistas pretendem saber a origem do tetracloreto de carbono, que contava, em 2008, para cerca de 11% do cloro que leva à diminuição da camada de ozono.

As concentrações do poluente na atmosfera, dizem, deveriam ter diminuído 1 a 4% por ano, e não somente 1%.

“Existe um mecanismo de perda de CCl4 que não compreendemos, ou haverá fontes de emissão não assinaladas ou identificadas?”, questionou Qing Liang

/Lusa

1 Comment

  1. Os cientistas tem de começar a considerar a hipótese da formação de dioxinas nas atmosfera, produto da conjunção de vários tipos de moléculas poluentes que dão origem a outras como a mencionada no artigo.
    A ganancia e a falta de respeito pela natureza vão tornas este planeta inabitável!
    Boa sorte a todos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.