NASA descobre 10 exoplanetas potencialmente habitáveis

A equipa do telescópio espacial Kepler da NASA anunciou, esta segunda-feira, a descoberta de 219 possíveis exoplanetas, dez deles com um tamanho semelhante ao da Terra e que podem ser habitáveis.

As novas descobertas foram publicadas pela agência espacial norte-americana na versão mais completa e detalhada do catálogo dos exoplanetas descobertos a partir de dados recolhidos durante quatro anos de observações da sonda Kepler.

“Este catálogo meticuloso é o fundamento científico que permitirá responder diretamente a uma das questões mais atrativas da astronomia, que é determinar o número de planetas irmãos da Terra”, explicou a cientista Susan Thompson.

Segundo a NASA, os 219 candidatos a exoplanetas foram encontrados na constelação de Cisne, sendo que dez destes objetos orbitam as suas estrelas na chamada “zona habitável”, o que significa que a sua temperatura pode permitir a existência de água em estado líquido, uma condição necessária para o desenvolvimento da vida.

Com os dez novos exoplanetas adicionados ao catálogo, a NASA amplia para 50 a quantidade de planetas que teriam condições semelhantes ao modelo terrestre e poderiam hospedar alguma espécie de vida.

No total, já foram detetados pelo Kepler 4.034 potenciais exoplanetas – planetas fora do Sistema Solar – dos quais 2.335 foram confirmados por outros telescópios.

Equipado com um fotómetro hipersensível, o Kepler encontra os candidatos a exoplanetas medindo as minúsculas reduções que os corpos celestes provocam no brilho das estrelas quando passam entre elas e a Terra.

O Kepler foi lançado em 2009, mas a missão acabou por terminar em 2013 devido a uma avaria dos giroscópios – dispositivos que permitem o posicionamento no espaço na ausência de pontos de referência.

Enquanto se manteve em operação, o Kepler perscrutou o espaço em torno de 150.000 estrelas da constelação do Cisne.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …

Flamengo de Jesus goleado pelo Santos na despedida do "Brasileirão"

O já campeão Flamengo sofreu, este domingo, a primeira derrota depois de quatro meses, na visita ao Santos, por 4-0, na última jornada do campeonato brasileiro. Na Vila Belmiro, a formação do Rio de Janeiro, já …