NASA descobre 10 exoplanetas potencialmente habitáveis

A equipa do telescópio espacial Kepler da NASA anunciou, esta segunda-feira, a descoberta de 219 possíveis exoplanetas, dez deles com um tamanho semelhante ao da Terra e que podem ser habitáveis.

As novas descobertas foram publicadas pela agência espacial norte-americana na versão mais completa e detalhada do catálogo dos exoplanetas descobertos a partir de dados recolhidos durante quatro anos de observações da sonda Kepler.

“Este catálogo meticuloso é o fundamento científico que permitirá responder diretamente a uma das questões mais atrativas da astronomia, que é determinar o número de planetas irmãos da Terra”, explicou a cientista Susan Thompson.

Segundo a NASA, os 219 candidatos a exoplanetas foram encontrados na constelação de Cisne, sendo que dez destes objetos orbitam as suas estrelas na chamada “zona habitável”, o que significa que a sua temperatura pode permitir a existência de água em estado líquido, uma condição necessária para o desenvolvimento da vida.

Com os dez novos exoplanetas adicionados ao catálogo, a NASA amplia para 50 a quantidade de planetas que teriam condições semelhantes ao modelo terrestre e poderiam hospedar alguma espécie de vida.

No total, já foram detetados pelo Kepler 4.034 potenciais exoplanetas – planetas fora do Sistema Solar – dos quais 2.335 foram confirmados por outros telescópios.

Equipado com um fotómetro hipersensível, o Kepler encontra os candidatos a exoplanetas medindo as minúsculas reduções que os corpos celestes provocam no brilho das estrelas quando passam entre elas e a Terra.

O Kepler foi lançado em 2009, mas a missão acabou por terminar em 2013 devido a uma avaria dos giroscópios – dispositivos que permitem o posicionamento no espaço na ausência de pontos de referência.

Enquanto se manteve em operação, o Kepler perscrutou o espaço em torno de 150.000 estrelas da constelação do Cisne.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …