NASA descobre 10 exoplanetas potencialmente habitáveis

A equipa do telescópio espacial Kepler da NASA anunciou, esta segunda-feira, a descoberta de 219 possíveis exoplanetas, dez deles com um tamanho semelhante ao da Terra e que podem ser habitáveis.

As novas descobertas foram publicadas pela agência espacial norte-americana na versão mais completa e detalhada do catálogo dos exoplanetas descobertos a partir de dados recolhidos durante quatro anos de observações da sonda Kepler.

“Este catálogo meticuloso é o fundamento científico que permitirá responder diretamente a uma das questões mais atrativas da astronomia, que é determinar o número de planetas irmãos da Terra”, explicou a cientista Susan Thompson.

Segundo a NASA, os 219 candidatos a exoplanetas foram encontrados na constelação de Cisne, sendo que dez destes objetos orbitam as suas estrelas na chamada “zona habitável”, o que significa que a sua temperatura pode permitir a existência de água em estado líquido, uma condição necessária para o desenvolvimento da vida.

Com os dez novos exoplanetas adicionados ao catálogo, a NASA amplia para 50 a quantidade de planetas que teriam condições semelhantes ao modelo terrestre e poderiam hospedar alguma espécie de vida.

No total, já foram detetados pelo Kepler 4.034 potenciais exoplanetas – planetas fora do Sistema Solar – dos quais 2.335 foram confirmados por outros telescópios.

Equipado com um fotómetro hipersensível, o Kepler encontra os candidatos a exoplanetas medindo as minúsculas reduções que os corpos celestes provocam no brilho das estrelas quando passam entre elas e a Terra.

O Kepler foi lançado em 2009, mas a missão acabou por terminar em 2013 devido a uma avaria dos giroscópios – dispositivos que permitem o posicionamento no espaço na ausência de pontos de referência.

Enquanto se manteve em operação, o Kepler perscrutou o espaço em torno de 150.000 estrelas da constelação do Cisne.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …