NASA dá luz verde ao seu novo avião supersónico silencioso

A NASA acaba de dar luz verde à montagem final e integração dos sistemas do seu primeiro avião supersónico silencioso tripulado (X59). O avião já passou os testes de desenvolvimento e está agora na sua fase final.

Em nota publicada na sua página, a NASA explica que a autorização foi agora conseguida depois de uma revisão administrativa conhecida como Key Decision Point-D (KDP-D).

Este era o último obstáculo programático que a aeronave X-59 QueSST (Transporte Silencioso Supersónico) tinha de ultrapassar antes de as autoridades competentes se reunirem no final de 2020 para aprovar o primeiro voo do avião, programado para 2021.

“Com a conclusão do KDP-D, mostramos que o projeto está programado, bem planeado e no caminho certo (…) Temos tudo para continuar esta missão histórica de investigação para o público de viagens aéreas do país”, disse Bob Pearce, administrador da NASA.

O X-59 testará as suas tecnologias supersónicas silenciosas sobrevoando algumas comunidades nos Estados Unidos, precisa a agência espanhola Europa Press.

A aeronave da NASA foi projetada para que as pessoas em Terra oiçam nada mais do que um “ruído surdo e silencioso” durante o voo supersónico.

Segundo o Sapo Tek, o avião deverá produzir um “boom” sónico de apenas 75 decibéis, o equivalente ao barulho da porta de um carro a fechar. O aparelho, que será autorizado a voar a baixa altitude, poderá dar início a uma nova era para a aviação comercial.

A construção do aparelho, orçamentada em mais de 247,5 milhões de dólares, está a decorrer na fábrica da Skunk Works da Lockheed Martin Aeronautics Company, em Palmdale, no estado norte-americano da Califórnia.

A montagem final e a integração dos sistemas está prevista para o final de 2020.

ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …