Astronautas da NASA vão realizar a primeira caminhada espacial 100% feminina

Pela primeira vez na história da exploração espacial, uma dupla de mulheres astronautas da NASA vai realizar uma caminhada espacial a partir da Estação Espacial Internacional.

O feito acontece 35 anos depois de uma mulher ter feito uma caminhada no espaço pela primeira vez — a cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya, em julho de 1984.

No âmbito da Expedição 59, as astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch vão realizar a caminhada a 29 de março. A partir do solo, a acompanhar a expedição, estará Kristen Facciol, controladora de voos da Agência Espacial Canadiana – que coopera com a NASA -, que estará aos comandos a partir do Centro Espacial Johnson em Houston, estado norte-americano do Texas.

A própria controladora de voos anunciou, através do Twitter, que integraria a missão. “Acabei de descobrir que estarei aos comandos a acompanhar a primeira caminhada espacial 100% feminina e não consigo conter o meu entusiasmo“, disse a controladora de voos.

Das cerca de 500 pessoas que já estiveram no espaço, menos de 11% eram mulheres. Todas as caminhadas espaciais até o momento envolveram equipas consistindo exclusivamente de homens ou equipas envolvendo homens e mulheres.

A porta-voz da NASA, Stephanie Schierholz, confirmou que a expedição será realizada apenas por astronautas do sexo feminino. “É a segunda de uma série de três caminhadas espaciais que estão planeadas. Está previsto que Anne McClain também participe numa caminha espacial a acontecer a 22 de março, mas as tarefas e os horários podem sempre mudar até lá”.

A caminhada espacial de 29 de março terá a duração de cerca de 7 horas. As expedições no exterior da nave são habitualmente realizadas por várias razões, incluindo experiências científicas, o teste de novos equipamentos ou a realização de reparações na própria nave ou em satélites. Foram feitas 213 caminhadas espaciais a partir da EEI desde 1998.

Tanto McClain quanto Koch fizeram parte de um grupo de astronautas que começou a trabalhar para a NASA em 2013. Metade dos seus membros são mulheres.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …