“Não há dúvida nenhuma” de que Putin está a usar um duplo

9

Yuri Kochetkov / EPA

Terá Putin um duplo? Os especialistas dizem que sim. A “abertura sem precedentes” e as “selfies à Marcelo” tê-lo-ão denunciado.

Na noite desta quarta-feira, Vladimir Putin foi até à República do Daguestão, no sudoeste da Rússia, e misturou-se com a multidão.

Os especialistas dizem que essa “abertura sem precedentes” sugerem que o presidente russo terá mesmo um duplo.

Poucos dias depois da rebelião do Grupo Wagner, Putin parece ter aparecido em público muito tranquilo e com uma postura diferente.

Na última aparição, no Daguestão, o presidente da Rússia foi para o meio da multidão, acenou, cumprimentou, sorriu e tirou fotografias, numa espécie de “versão Marcelo Rebelo de Sousa”.

Essa estranha aparição voltou a levantar rumores, já antigos, que dizem que Putin tem duplos. Os especialistas alegam que há diferenças no comportamento e nos protocolos de segurança, sempre que o presidente russo vem a público.

Nos vídeos divulgados nos últimos dias, viu-se Putin como nunca antes visto. Interagiu com o povo de forma bastante afável, tirou fotografias, deu apertos de mão e até beijinhos.

Matthew Wyman, professor de política especializado na Rússia, na Keele University, no Reino Unido, disse ao The Jerusalem Post que “não há dúvida nenhuma” de que o indivíduo visto no vídeo é um duplo de Putin.

O especialista argumenta que é incomum o presidente russo envolver-se num evento público, com a postura apresentada, muito menos alguns dias depois da estabilidade do Kremlin ter sido posta em causa, com a rebelião do Grupo Wagner.

Além disso, Matthew Wyman diz que Putin costuma ser cauteloso, evitando expor-se a grupos desconhecidos de pessoas.

Marina Miron, pesquisadora no King’s College London, também no Reino Unido, tem a mesma visão e destaca as mudanças percetíveis no comportamento do governante russo, durante a visita ao Daguestão.

Ao The Jerusalem Post, marina Miron diz que Putin demonstrou uma “abertura sem precedentes“.

Os especialistas repararam também que os movimentos do presidente da Rússia estão mais rígidos e controlados, quando comparados com presenças anteriores.

Esses desvios dos padrões habituais levantam suspeitas sobre a autenticidade daquele Putin.

Além disso, as teorias de que o presidente da Rússia tem um duplo recaem também em pequenos pormenores, como gestos, linguagem corporal e até nas orelhas.

No entanto, outros especialistas acreditam que, após a rebelião do grupo Wagner, Putin pode ter adotado intencionalmente uma abordagem diferente, para reforçar a imagem pública e desvalorizar a situação.

O objetivo passará agora por recuperar o apoio e manter a posição política.

O rumor de que Vladimir Putin usa duplos tem vindo a ser levantado há algum tempo.

Em março, o governante russo terá estado na cidade ucraniana de Mariupol, e terá conversado com a população. “Terá”, porque há dúvidas de que seria mesmo Putin.

Em 2020, Vladimir Putin admitiu, no entanto, que existiu um plano para que tivesse duplos, encarregados de substituí-lo em eventos potencialmente perigosos. Foi uma possibilidade que acabou por ser recusada pelo presidente.

Entre teorias da conspiração que circulam na Internet há até as que alegam que o verdadeiro Vladimir Putin está morto e foi substituído por um sósia.

ZAP //

9 Comments

  1. Duplo, Replica , Humanoide ou Clone ; …o que certo é , é que a Rússia é un perigo real para a paz no Mundo que já tão fragilizada está ! …… se isso se vier a confirmar , quem é o Geppetto que manipula a marionete ?

  2. Os Estados Unidos desesperados por alimentarem a guerra para venderem as suas armas já não sabem o que inventar mais sobre Putin. Só revela que a guerra não corre lá muito bem aos Estados Unidos e portanto a frustração é mesmo muito grande.

  3. Não sai mais vinho para a mesa deste bêbado. Ó Miguel, bebe menos homem! A tua frustração é que é enorme. Afinal dos teus já morreram mais de 120 mil. Para quem tomava conta da Ucrânia em 5 dias… Se calhar o melhor é trazerem mais vinho ao Miguelito.

  4. Com duplo ou sem Putin está acabado a passos largos para o fim. O Hitler também era invencível…os ditadores genocidas acabam sempre mal e ainda bem. A História sempre se repete.

  5. Miguel, a Guerra não corre bem é a Putin que vê a NATO e os países da Aliança Atlântica todos unidos contra a Russia, fornecendo armas à Ucrânia, enquanto Putin é alvo de um motim às portas de Moscovo do grupo mercenário Wagner.

  6. Em ralação a um duplo ou sósia de Putin acredito quando for utilizado um programa de reconhecimento facial que analisa a cara da pessoa ponto por ponto. Até lá são só especulações.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.