Nanomedicina é uma das esperanças no combate ao cancro

National Cancer Institute / Wikimedia

-

A nanomedicina é uma das esperanças no combate “de precisão” a células cancerígenas, defendem especialistas no dia em que se assinala, em Braga e em 13 países europeus, o segundo Nano World Cancer Day.

Segundo os especialistas, reunidos no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), a aplicação desta ciência, até há alguns anos mais focada na área da eletrónica e engenharias, na medicina “não é mais ficção científica”.

Alias, referiram, no combate ao cancro e no que concerne o diagnóstico precoce, a nanomedicina tem vindo a assumir especial destaque, sendo por isso uma das áreas de investigação às quais a Europa está a dar “mais atenção e financiamento”, inclusive em Portugal.

“As nanoterapias têm o potencial de permitir a prevenção e detenção precoce, de melhoria de diagnósticos. Além disso, permitem atacar de forma mais exata as células tumorais”, explicou a investigadora Maria José Oliveira, em representação da Plataforma Tecnológica Europeia para a Nanomedicina (ETP-N).

Terapêutica mais eficaz

Apesar dos “nanocomprimidos” conterem os mesmos princípios básicos que a quimioterapia, os investigadores apontam “vantagens” em relação a essa terapêutica. “Os efeitos tóxicos são menores e permitem maior seletividade nas células a atacar. Há um combate mais direcionado. Uma espécie de bala mágica”, explanou Rafael Lopez da Universidade de Santiago de Compostela.

Por isto, apontaram ambos, “a nanomedicina é uma das grandes esperanças no tratamento de cancro e na deteção precoce da doença”.

Além disso, acrescentou o médico do Instituto Português de Oncologia do Porto, Nuno Sousa, “a nanomedicina está a permitir melhorar o índice terapêutico, ter uma maior eficácia da terapêutica aumentando a capacidade de controlar a doença e fazer com que os doentes vivam mais tempo”.

Este ramo da nanotecnologia está a “despertar cada vez mais interesse” ao qual a formação da ETP-N não esta alheio.

“A criação desta plataforma permitiu juntar vários agentes, investigadores, médicos e empresas. Esta aproximação tem permitido uma maximização de esforços e uma maior sensibilização politica, nomeadamente para a questão do financiamento”, referiu Maria José Oliveira.

A investigadora explicou que “a Europa está sensível para a questão dos financiamentos e esta plataforma mostrou que há um corpo europeu de investigação capaz”.

Mais atenção em Portugal

A par da tendência europeia, “também em Portugal a nanomedicina está a ter atenção”, nomeadamente no INL.

“Temos em desenvolvimento vários projetos que trabalham as nanoparticulas copuladas a sistemas de transporte no corpo humano. Outros projetos incidem sobre os métodos de diagnóstico precoce”, referiu o responsável pelo INL José Rivas.

Atualmente existem já cerca de 40 produtos de nanomedicina a serem usados no combate ao cancro estando atualmente em desenvolvimento mais de 230 produtos.

“A nanomedicina é uma oportunidade no combate ao cancro que não pode ser descurada”, avisou Maria José Oliveira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …