/

Há um museu no Japão dedicado a pedras que parecem rostos humanos

(cv) Great Big Story

O museu foi fundado por um homem que colecionava pedras com formas caricatas. Entre a coleção há sósias rochosas de Elvis Presley, Mickey Mouse, Jesus Cristo e várias personagens japonesas.

A apenas duas horas de distância de Tóquio de carro, fica um dos museus mais caricatos do mundo. Chama-se Chinsekikan — japonês para “corredor de rochas curiosas” e tem um propósito simples, coleccionar pedras que se assemelham a rostos humanos.

Lá dentro, os visitantes podem encontrar mais de 1700 pedras de aspecto curioso, endo que 900 destas parecem caras humanas. E não são caras quaisquer — há sósias do E.T., Mickey Mouse, Nemo, Elvis Presley e até de Jesus Cristo.

O museu foi fundado por Shozo Hayama, que colecionou pedras de formas estranhas durante 50 anos. Desde a sua morte em 2010, o museu está nas mãos de Yoshiko Hayama, a esposa do fundador, relata o ZME Science.

Todas as rochas exibidas no museu estão intactas e nunca foram esculpidas, seguindo a filosofia de Shozo Hayama de que a “natureza é o único artista“.

Geologicamente falando, os traços semelhantes a rostos esculpidos nas rochas acontecem devido à erosão causada em certos minerais pelo vento ou pelo desgaste provocado pela água. Alguns minerais são mais expostos a esta erosão do que outros. O quartzo, por exemplo, é muito mais resistente à erosão do que as micas.

Para se poder desfrutrar deste museu, é preciso termos algum nível de pareidolia — um fenómeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, é que percebido como algo distinto e com significado. É por causa da pareidolia que vemos rostos humanos em rochas ou animais em nuvens.

Chinsekika é assim uma alternativa mais divertida e fora da caixa para quem gosta de visitar museus geológicos.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.