Museu de Nova Iorque devolve e recompra quadro roubado pelos nazis

(dr) Neue Galerie, New York

"Nude", Karl Schmidt-Rottluff (1914)

“Nude”, Karl Schmidt-Rottluff (1914)

Depois de descobrir a verdadeira proveniência de um quadro, a Neue Galerie New York devolveu-o aos seus herdeiros originais e readquiriu-o depois, pelo seu “justo valor de mercado”.

A Neue Galerie New York, museu para arte alemã e austríaca do início do século 20, devolveu e recomprou Nude, uma tela do pintor expressionista alemão Karl Schmidt-Rottluff (1884-1976), conta o jornal The New York Times.

A obra de arte estava no acervo do museu há anos, até ter sido revelado recentemente que a pintura tinha sido roubada aos seus verdadeiros donos pelos nazis.

O museu devolveu a pintura aos herdeiros dos proprietários originais, o colecionador de arte e fabricante de sapatos Alfred Hess e a esposa, Tekla.

A Neue Galerie readquiriu então legalmente a obra de arte, pelo seu “justo valor de mercado”, por valores não especificados.

Procedência

A pintura tinha desaparecido depois de Tekla ter fugido para o Reino Unido, em 1939, tendo ressurgido em 1994 num leilão em Berlim. Segundo o museu, não eram conhecidos problemas envolvendo a procedência da pintura quando a Neue Galerie a comprou pela primeira vez, em 1999.

Segundo a Neue Galerie, “novas informações que surgiram posteriormente” terão desvendado a proveniência da obra e a sua ligação aos proprietários originais, conta a Deutsche Welle.

De acordo com o New York Times, a família Hess entrou em contacto com o museu há pouco mais de um ano atrás, depois de anos de pesquisas em arquivos alemães que revelaram a amplitude da pilhagem nazi à colecção da família Hess.

A Neue Galerie, inaugurada na 5ª Avenida em 2001, é especializada em arte alemã e austríaca, e acolhe principalmente a colecção do seu fundador, o herdeiro da indústria de cosméticos Ronald Lauder.

O pintor Schmidt-Rottluff foi um membro fundador do Die Brücke, grupo de artistas expressionistas de vanguarda que se formou em Dresden em 1905.

ZAP / DW

PARTILHAR

RESPONDER

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …