Músculos doridos depois do treino? Saiba como aliviar a sensação

Depois de um treino todos nós nos queixamos, seja da rigidez, seja das dores ou, pior ainda, das lesões no dia seguinte. Mas a dor é uma parte essencial no processo de recuperação.

Por debaixo da pele, existem fibras musculares — que empurram e puxam os ossos para os movimentar — que se rasgam ligeiramente durante o exercício desencadeando o microtrauma.

Combinadas com a inflamação, estas pequenas ruturas podem causar dor, que o corpo transmite ao substituir as células à volta da lesão.

Segundo o PopSci, existem dois tipos de dores musculares que se sentem depois de um treino e que têm origens diferentes.

O desconforto baseado no microtrauma é conhecido como dor muscular de início retardado (DOMS). Poderá ser sentido principalmente nas primeiras 24 a 48 horas após o treino e durante três a cinco dias.

O outro tipo é a dor muscular aguda que ocorre depois de se trabalhar demasiado o corpo. Estas dores desaparecem num dia ou dois, mesmo a tempo da dor anterior atingir o seu pico.

E estar-se-á a perguntar como é que se pode livrar de vez dessas dores… Não há exatamente uma solução infalível. Para aliviar a dor, o seu corpo tem de curar as microlesões, um processo que não é possível de ser acelerado.

Contudo, depois de cada treino, de forma a minimizar o impacto no seu corpo, o que pode fazer é ter um conjunto de exercícios fixos que o ajudem na sua recuperação.

Os alongamentos, por exemplo, embora não acelerem o processo de recuperação, tornam-no mais flexível e menos propenso a lesões no futuro, especialmente em treinos de alta intensidade.

Por sua vez, os aquecimentos ajudam a aumentar o ritmo cardíaco, preparando-o para a atividade.

Alguns estudos mostram que a utilização adequada de equipamento de compressão tem vantagens no fluxo sanguíneo e a produção de enzimas.

Receber uma massagem, um dia ou dois depois do treino, proporciona-lhe um alívio a curto prazo para a sensibilidade muscular. Durante a massagem é normal que custe, mas depois logo verá que a dor é mais controlável.

Em determinadas situações, as massagens podem até reduzir a inflamação e o DOMS.

três coisas infalíveis para aliviar um pouco a dor.

A primeira é descansar. O corpo precisa de tempo para reconstruir as fibras musculares, por isso dormir bem e utilizar menos as partes do corpo doridas quando está acordado, ajudá-lo-á a recuperar mais rapidamente.

A segunda é certificar-se de que tem uma alimentação adequada. O seu corpo necessita de nutrientes — como proteínas e hidratos de carbono — para fortalecer os seus músculos.

A terceira é continuar a treinar. O DOMS é mais forte quando experimenta uma nova forma de exercício porque o seu corpo não está habituado à atividade extenuante.

Por isso, já sabe que a primeira vez será sempre a mais dolorosa, mas se definir um horário e uma rotina de exercício físico, deverá custar cada vez menos.

Teresa Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.