“Muro de betão” do Mosteiro da Batalha está a causar polémica

Paulo Cunha / LUSA

Em Leiria, o Mosteiro da Batalha está coberto por paredes de betão. O projeto de proteção do monumento visa travar o impacto do ruído, das vibrações e do dióxido de carbono.

As obras do Mosteiro da Batalha, em Leira, estão a gerar polémica. No início deste mês, foram colocadas paredes maciças de betão que bloqueiam a vista para o Mosteiro. O intuito é proteger o monumento do ruído, das vibrações e do dióxido de carbono emitido pelos automóveis.

São dez paredes de betão, que se estendem ao longo de 100 metros, as responsáveis pela indignação e desagrado da população de Vila da Batalha. O projeto foi elaborado pelo município, a Direção-Geral do Património Cultural e a Infraestruturas de Portugal.

À TSF, o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, explica que esta era a única solução possível. “Os investigadores têm-nos apontado para o dramatismo daquilo que o monumento está a sofrer, pelas peças que já caíram, pelos vitrais que estão a estalar e a partir, portanto, havia que tomar aqui uma medida”.

As barreiras de betão ficarão escondidas com a construção de um jardim vertical, através da plantação de milhares de árvores e diferentes espécies arbustivas, com o objetivo de preservar o monumento sem prejudicar a estética. Mas, por enquanto, só é possível ver cimento.

Mas a população de Vila da Batalha não é  única descontente. Também os deputados do PS eleitos por Leiria não estão convencidos com o projeto. Os deputados perguntaram ao Governo se todas as hipóteses estão estudadas e sugeriram alterações ao sistema de portagens na variante da Batalha, a autoestrada A19.

A isenção de portagens na A19 faria com que a média de 14 mil automóveis diários que ali passa diminuísse significativamente. No entanto, Paulo Batista Santos esclarece que, embora essa hipótese tenha sido considerada, não é viável, já que aquela autoestrada integra a concessão Litoral Centro.

“Esta é a resposta que temos obtido do Governo. Mas não vamos desistir, porque o objetivo final é esse”, admite o presidente da Câmara Municipal da Batalha.

Outra das questões levantadas com esta polémica relaciona-se com a eventualidade de a construção das barreiras de betão colocarem em causa a classificação do Mosteiro da Batalha como Património Mundial pela UNESCO. Porém, Paulo Batista Santos garantiu ao DN que esta classificação é irreversível.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Estes tipos continuam a delapidar o patrimonio por todo o Portugal. A herança de nossos antepassados está entregue a esses senhores, ( está a saque) que como previa o Saramago, ” Organizam-se em grupos para roubar.”Tenho esperança que um dia possam cumprir pena de prisão e sejam expulsos daqui para fora. Tantos jovens Portugueses capazes a trabalhar fora e a fazer grandes coisas e ficamos agora aqui com estes bimbos iletrados que nunca tiveram nada e viviam da agricultura e agora com acesso ao crédito, lá tiraram o cursosito superior tornaram-se egoístas egocêntricos. Isto está a passar-se por todo o território nacional.

    • Não se entende muito bem o que pretende insinuar. Poderia ser mais explícito?
      É que se se opõe ao que está a ser levado a cabo para protecção do mosteiro, a acusação que profere é contra si próprio.
      Claro que há outra solução: desviar dali, tanto quanto possível, as vias de comunicação existentes. Se isso estivesse a ser feito, o Caro Keyser nada diria?
      A solução, seja ela qual for, só peca por tardia, pois há mais de trinta anos que conheço o problema e pugno pela sua solução.

  2. Que eu saiba nem o muro de betão é do mosteiro nem o mosteiro está coberto por paredes de betão como se aqui afirma pois o mesmo está separo do mosteiro, não é bonito de facto mas porque razão então o governo não desvia o agora IC2 para outro local porque está mais do que provado que a poluição automóvel está a prejudicar a saúde do monumento? Essa seria certamente a solução adequada e quanto a mim este muro poderá minimizar apenas um pouco o mal que está a acontecer há muitos anos.

  3. Num país em que a preservação do Património seja para ser levado a sério, natural e obviamente seria o tráfego de passagem que seria desviado e não o MOSTEIRO da BATALHA como que enclausurado.

    É um atestado de menoridade de si próprios que os responsáveis por que nada tenha sido feito no bom sentido e que encarem que a colocação das barreiras opacas em betão sejam colocadas sejam uma solução.

    Mesmo que temporárias, todos conhecemos bem as intervenções ‘provisórias’ que por cá se tornam definitivas sem prazo de mudança à vista.

    Entidades responsáveis juntem-se, discutam opções e encontrem soluções que resolvam um problema em moldes que não resulte numa vergonha mais.

    O MOSTEIRO da BATALHA já lá está à séculos e todos devem trabalhar para que assim continue, bem visível, protegido da pequenez dos ‘homens’.

  4. Os ‘Globalistas’ (Governo Mundial ONU) vai-se apoderando de tudo que é património de valor e de interesse nos países membros. Claro que quem não sabe de suas futuras intenções assume que isso será uma mais valia para o país honorário, neste caso Portugal! Contudo, a ONU financiando estes projectos através da FEDER já está a usurpar hoje, para conseguirem rendimentos no futuro aquando o Governo Mundial (Nova Ordem Mundial) for implementado. Há que ter em consideração que dinheiros fornecidos antes e futuros, para melhoramentos, nacionais, provinciais e camarários a qualquer país membro da ONU e da UE é já com finalidade de investirem no que futuramente vai ser deles. Agenda 21, Agenda 2030 da Cimeira do Rio de Janeiro de 1992 descreve o programa como esta elite pretende apoderar-se do Mundo Livre! Recomendo a pesquisa.

  5. O que mais impressiona no negativo é que, no meio de tantos “iluminados” ainda ninguém viu que a melhor forma de proteger tal monumento tão magnifico é retirar dali a estrada (nacional 1, ou IC2, como lhe queiram chamar), criar um desvio e depois proibir simplesmente o trânsito a todo os veículos de mercadoria.

RESPONDER

Amazon inaugura loja que funciona sem funcionários ou caixas de pagamento

Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou a sua loja física sem caixas de pagamento. Entrar, pegar no que se quer e sair sem pagar - é esta a dinâmica da Amazon Go. Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou, …

"Quero representar a humanidade na máquina". A próxima meta de Ishiguro é a consciência artificial

https://vimeo.com/252082730 Hiroshi Ishiguro aliou a paixão pela arte ao fascínio pela robótica com o objetivo de "representar a humanidade na máquina". Deu à inteligência artificial um corpo. Agora, quer dar ao corpo uma consciência. Hiroshi Ishiguro …

Cidade do Cabo pode ficar sem água dentro de 90 dias

Numa bacia geológica por baixo da Montanha da Mesa e historicamente alimentada por forte precipitação no inverno, a capital sul africana tem sido conhecida como um paraíso de abundante água natural. Mas isso pode estar …

Adeus homens. Extinção já tem data marcada

O cromossoma Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas, podem os homens todos estar descansados, tal apenas acontecerá dentro dentro de 4,5 milhões de anos. Segundo um novo estudo de investigadores da …

Indiano está a abrir uma estrada de 8 km para os filhos irem à escola

Durante dois anos, Jalandhar Nayak usou uma enxada e uma picareta para construir sozinho uma estrada de 8 quilómetros num vilarejo remoto do Estado de Orissa, na Índia, para que os filhos conseguissem ir mais …

Supernanny perde patrocinador principal

Supernanny perdeu o patrocínio da Corine de Farme. A marca comercializada pelos Laboratórios Sarbec Portugal era a principal patrocinadora do controverso programa da SIC. A retirada do patrocínio, que já estaria a ser equacionada desde a semana passada, surge …

Supremo recusa pedido para emitir mandado europeu de detenção contra Puigdemont

O Supremo Tribunal de Justiça espanhol recusou o pedido do Ministério Público para voltar a emitir um mandado europeu de detenção contra o ex-presidente da Catalunha, que se deslocou à Dinamarca. A procuradoria-geral espanhola pediu esta …

Rui Rio mantém Hugo Soares na liderança da bancada do PSD até ao congresso

Rui Rio esteve reunido com Hugo Soares, esta segunda-feira, no Porto. O novo líder do PSD decidiu que vai manter o atual líder da bancada parlamentar até que se realize o Congresso Nacional do partido. Em …

Algoritmo vanguardista de investigadores portugueses supera o Google Brain

Um novo algoritmo de inteligência artificial que desenvolve "uma abordagem vanguardista para automatizar processos de aprendizagem no campo da visão computacional" foi criado por investigadores da Universidade de Coimbra. Quatro investigadores do Centro de Informática e …

Incêndios no Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa

A Polícia Judiciária de Leiria determinou que os dois incêndios que consumiram o Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa. O engenho explosivo foi encontrado no pinhal, mas ainda não foram identificados os autores. A Polícia Judiciária …