Descoberta muralha construída há 7000 anos por causa da subida do nível do mar

(dr) John McCarthy / Ehud Galili

Reconstrução artística de Tel Hreiz e da muralha

Arqueólogos descobriram uma antiga muralha, construída há sete mil anos, para proteger uma cidade neolítica da subida do nível do mar.

A muralha agora encontrada na costa israelita, com cerca de cem metros, foi construída com rochas de um leito de um rio a mais de um quilómetro de distância para criar uma barreira entre o Mar Mediterrâneo e a cidade antiga de Tel Hreiz, avança a Newsweek.

No estudo publicado, esta quarta-feira, na PLOS ONE, a equipa de investigadores, coordenada por Ehud Galili, da Universidade de Haifa, afirma que este é o mais antigo sistema de defesa costeira conhecido no mundo.

Naquela época, o nível do mar estava a subir à medida que as temperaturas globais aumentavam após o fim da última Era do Gelo. O Mediterrâneo estava a subir até sete milímetros por ano. Ao longo da vida, isso equivaleria a cerca de 20 centímetros.

O assentamento de Tel Hreiz foi descoberto, pela primeira vez, na década de 60, mas a muralha só foi identificada em 2010, depois de uma forte tempestade. Foi então que Galili e a restante equipa começaram a analisar os restos do muro submerso.

Os arqueólogos descobriram que tinha quase três metros de altura e que foi construído na mesma época da cidade. Ao longo das décadas, o paredão terá sofrido com a erosão marinha, dizem.

Apesar desta “demonstração de resiliência” face ao aumento do nível do mar, a população de Tel Hreiz acabou por deixar a cidade e, com o tempo, tanto esta como a muralha construída acabaram engolidas pelo mar.

A equipa aponta para as semelhanças com a situação que a Humanidade enfrenta atualmente. Embora, nos dias de hoje, o aumento seja consideravelmente menor do que aquele que o povo neolítico enfrentou, é expectável que muitas das cidades costeiras sejam impactadas no próximo século.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O ministro Matos Fernandes deve ter lido este artigo antes de sugerir a mudança das aldeias do baixo-Mondego devido às cheias!

RESPONDER

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …

China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio. Já tinham sido …

Marcelo está a fazer o que a ministra da Saúde “devia ter feito”, critica Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, criticou esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, e elogiou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter decidido reunir com representantes de várias …