O mundo está a acabar e só as baleias é que sabem disso

Jean Tresfon / PLOSone

As jubarte, ou baleias-corcunda (Megaptera novaeangliae), assim chamadas devido à enorme dimensão das suas barbatanas, estão a juntar-se em grupos mais numerosos do que o habitual

As baleias-jubarte, animais geralmente solitários, estão a organizar-se em grande número e ninguém sabe explicar o porquê. O mundo está a acabar e só esta espécie de baleias é que se apercebeu disso?

As baleias-jubarte, ou melhor dizendo, baleias-corcunda, costumam andar em grupos, no máximo, com dez a vinte animais. Agora, estão a reunir-se em grupos com cerca de 200 elementos na costa da África do Sul – um fenómeno que os especialistas não conseguem explicar.

Estes animais migram até às águas tropicais para se reproduzir mas, nesta altura do ano, costumam procuram alimento mais a sul, nas águas geladas da Antártida. No entanto, expedições científicas continuam a ver grupos grandes destas baleias na África do Sul.

Os investigadores, que apresentaram os dados obtidos nessas expedições num artigo publicado na PLOSone, têm algumas ideias sobre porque é que isto está a acontecer, mas ainda não há uma resposta clara.

Congregações de baleias geralmente indicam que certas partes do oceano são especialmente ricas em alimento. Tem de haver uma densa concentração de presas para suportar tantas baleias-jubarte nesta área.

Estes animais comem de tudo – desde krill, plâncton e peixes pequenos – e têm uma forma especializada de caçar, chamada de “alimentação por rede de bolhas”.

As baleias dividem-se, algumas rodopiam em torno de um grupo de peixes, sopram um pouco de ar e formam assim uma rede de bolhas que os confunde, capturando-os.

Uma vez que passam muito tempo sozinhas, as baleias podem realizar uma manobra semelhante por conta própria. Algumas nem sequer sabem como se alimentar assim porque não é um comportamento intrínseco – é algo que aprendem.

Por isso, estes enormes grupos de baleias indicam claramente que andam à procura de alimento, pelo menos em parte, mas ninguém sabe realmente porque é que agora andam em grupos tão grandes.

Parece ser um fenómeno recente, observado nos últimos cinco anos, por isso pode até ser explicado pelo simples facto das populações de baleia-jubarte mais novas já permitirem este tipo de aproximação.

No passado, cerca de 90% das baleias-jubarte de todo o mundo tinham sido caçadas, mas agora existem novamente mais espécies, desde que, em 1996, se tornaram uma espécie protegida. Ou seja, talvez as jubarte sempre foram sociais, só que simplesmente não existiam muitas delas para que isso se pudesse notar.

Ou então, numa versão mais apocalíptica, estas reuniões podem ser explicadas pelo facto de os oceanos estarem a aquecer, os mares a subir e talvez – apenas talvez – estarem a comunicar com uma sonda espacial gigante. Nunca se sabe.

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Que o mundo está a caminho do fim está á vista só gente inocente pode dizer o contrário, não necessito que sejam as baleias com os seus rituais a confirmar.

  2. Imbecilidade típica de quem não tem mais nada para fazer, e vê não o fim do mundo, mas o fim do seu emprego precário. Oram vejam, primeiro escrevem “As baleias-jubarte, animais geralmente solitários…” e logo a seguir, “As baleias-jubarte, ou melhor dizendo, baleias-corcunda, costumam andar em grupos, no máximo, com dez a vinte animais…” ou seja, pensei que os animais solitários andassem sozinhos. Pelos vistos faz confusão aos crâneos que fazem estes estudos e aos idiotas que os publicam, que os animais passem a andar em grupos maiores em vez dos habituais “10 ou 20 elementos”. Fantásticas conclusões, o mundo inteiro aplaude (se entretanto não acabar).

  3. Eheheheheh, não havia necessidade de chamar a imprensa para testemunhar a orgia dos cetáceos…já não há privacidade, nem em alto mar.

  4. Possivelmente estão a ser já mais inteligentes do que o ser humano e por serem tão massacradas acabam por verificar talvez de que em grandes grupos terão mais hipóteses de se safarem desta espécie gananciosa.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …