Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

RFS RU / Fotos Públicas

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma entre tantas competições, não fosse a lista de proibições que já está a dar que falar.

Tratando-se de um país árabe, os adeptos têm uma série de “regras de conduta” que devem seguir para que não sejam punidos.

Por exemplo, demonstrações públicas de afeto, como carícias ou beijos, não devem existir, uma vez que tais afetos são considerados impróprios pela cultura árabe.

Aliás, e apesar de o comité organizador do Mundial referir que todos são bem-vindos, independentemente da orientação sexual, o Ministério das Relações Externas do Brasil refere que atos de afeto em público “são passíveis de processo e punição criminal.

Já o consumo de álcool é também proibido não só nos estádios, como nas ruas. No entanto, há uma alternativa para quem quer consumir bebidas alcoólicas: uma fan zone montada no Doha Sports Park onde são permitidas bebidas espirituosas.

No que toca ao consumo de droga, nem vale a pena falar muito nesse aspeto, uma vez que é considerado um crime grave.

Por fim, a roupa. A organização do Mundial de Clubes não obriga as mulheres a cobrirem a cabeça com lenços, ou seja, podem vestir calças e outras peças. E claro, as adeptas poderão entrar nos estádios sem problema algum. Apenas se pede “bom senso”, na medida em que não se devem utilizar peças de roupa reduzidas neste tipo de locais, como decotes acentuados, minissaias e calções curtos.

Com dois estádios como sede, sendo que o Khalifa Stadium fará parte do Mundial de 2020, o Mundial de Clubes tem como “pratos” fortes os jogos do Flamengo (treinado pelo português Jorge Jesus) e Liverpool, a realizarem-se a 17 e 18 de dezembro, respetivamente.

Fica a questão: se há já estas regras bastante rígidas numa competição que não gera assim tanto interesse, será que o mesmo se irá aplicar ao Mundial de Futebol de 2022?

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Provas internacionais em países de 3° mundo e com mentalidade da Idade Média, não se esperava outra coisa… mas a culpa não é deles; é de gente (supostamente civilizada), que troca o “civismo” e os direitos humanos por petro-dólares!…

    • Recuso ver, é a forma que tenho como protesto, se grande parte o fizer, não volta a acontecer. Respeito completamente esse modo de estar e organização social, como tal ou participo e aceito as regras, ou não participo.
      Desde que não me venham impor a mim, na minha terra essa forma de estar, tudo bem. Vai e aceita quem quer.

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …