Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

RFS RU / Fotos Públicas

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma entre tantas competições, não fosse a lista de proibições que já está a dar que falar.

Tratando-se de um país árabe, os adeptos têm uma série de “regras de conduta” que devem seguir para que não sejam punidos.

Por exemplo, demonstrações públicas de afeto, como carícias ou beijos, não devem existir, uma vez que tais afetos são considerados impróprios pela cultura árabe.

Aliás, e apesar de o comité organizador do Mundial referir que todos são bem-vindos, independentemente da orientação sexual, o Ministério das Relações Externas do Brasil refere que atos de afeto em público “são passíveis de processo e punição criminal.

Já o consumo de álcool é também proibido não só nos estádios, como nas ruas. No entanto, há uma alternativa para quem quer consumir bebidas alcoólicas: uma fan zone montada no Doha Sports Park onde são permitidas bebidas espirituosas.

No que toca ao consumo de droga, nem vale a pena falar muito nesse aspeto, uma vez que é considerado um crime grave.

Por fim, a roupa. A organização do Mundial de Clubes não obriga as mulheres a cobrirem a cabeça com lenços, ou seja, podem vestir calças e outras peças. E claro, as adeptas poderão entrar nos estádios sem problema algum. Apenas se pede “bom senso”, na medida em que não se devem utilizar peças de roupa reduzidas neste tipo de locais, como decotes acentuados, minissaias e calções curtos.

Com dois estádios como sede, sendo que o Khalifa Stadium fará parte do Mundial de 2020, o Mundial de Clubes tem como “pratos” fortes os jogos do Flamengo (treinado pelo português Jorge Jesus) e Liverpool, a realizarem-se a 17 e 18 de dezembro, respetivamente.

Fica a questão: se há já estas regras bastante rígidas numa competição que não gera assim tanto interesse, será que o mesmo se irá aplicar ao Mundial de Futebol de 2022?

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Provas internacionais em países de 3° mundo e com mentalidade da Idade Média, não se esperava outra coisa… mas a culpa não é deles; é de gente (supostamente civilizada), que troca o “civismo” e os direitos humanos por petro-dólares!…

    • Recuso ver, é a forma que tenho como protesto, se grande parte o fizer, não volta a acontecer. Respeito completamente esse modo de estar e organização social, como tal ou participo e aceito as regras, ou não participo.
      Desde que não me venham impor a mim, na minha terra essa forma de estar, tudo bem. Vai e aceita quem quer.

RESPONDER

"Rúbenball", quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo. O Sporting de Braga está na final da Allianz …

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …