Múmia de misteriosa civilização medieval encontrada no ártico russo

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou, no distrito de Yamalo-Nénets, na Sibéria, uma sepultura do século XII ou XIII, na qual se encontra uma espécie de casulo mumificado.

Os arqueólogos suspeitam de que o casulo, formado com casca de vidoeiro, esconde restos humanos de uma misteriosa civilização medieval, que aparenta ter algumas características persas.

Segundo o Siberian Times, o achado, descrito pelo governo regional de Yamalo-Nénets como “sensacional“, ocorreu na necrópole de Zeleny Yar, próximo da cidade de Salejard, nos limites do círculo polar ártico.

Os investigadores acreditam que os restos humanos terão sido acidentalmente mumificados pela combinação do cobre que se encontra no casulo com o permafrost, a camada de gelo permanente comum nas regiões do norte da Sibéria.

A múmia, que mede 1,3 metros de comprimento e 30 cm de largura, parece ser de uma criança ou adolescente do século XII ou XIII.

“Se seguirmos os contornos do objecto, identificamos a forma do corpo humano, da cabeça, que parecem estar muito bem conservados”, diz Alexander Gusev, investigador do Centro de Pesquisa e Estudo do Ártico.

cv Siberian Times

Múmia encontrada em Zeleny Yar, na Sibéria

A múmia encontrada em Zeleny Yar é o primeiro achado da misteriosa civilização medieval com traços da Pérsia encontrada na região desde 2002

O casulo tem semelhanças com outros achados arqueológicos descobertos na região, que, apesar da sua localização junto ao círculo polar ártico siberiano, apresentam características que apontam para uma ligação à civilização persa.

Em 2002, foram encontradas na região 34 sepulturas medievais, contendo 11 corpos decepados ou com os crânios danificados. Cinco desstes corpos estavam envolvidos com camadas de cobre e peles animais.

O casulo vai agora ser examinado por uma equipa liderada pela antropóloga Evgeniya Syatova, investigadora do Centro de Protecção de Monumentos Históricos e Culturais de Sverdlovsk.

“Este achado poderá ajudar-nos a fazer luz sobre a vida e origens da misteriosa tribo perdida que aqui se encontrava”, disse a arqueóloga.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …