Múmia de misteriosa civilização medieval encontrada no ártico russo

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou, no distrito de Yamalo-Nénets, na Sibéria, uma sepultura do século XII ou XIII, na qual se encontra uma espécie de casulo mumificado.

Os arqueólogos suspeitam de que o casulo, formado com casca de vidoeiro, esconde restos humanos de uma misteriosa civilização medieval, que aparenta ter algumas características persas.

Segundo o Siberian Times, o achado, descrito pelo governo regional de Yamalo-Nénets como “sensacional“, ocorreu na necrópole de Zeleny Yar, próximo da cidade de Salejard, nos limites do círculo polar ártico.

Os investigadores acreditam que os restos humanos terão sido acidentalmente mumificados pela combinação do cobre que se encontra no casulo com o permafrost, a camada de gelo permanente comum nas regiões do norte da Sibéria.

A múmia, que mede 1,3 metros de comprimento e 30 cm de largura, parece ser de uma criança ou adolescente do século XII ou XIII.

“Se seguirmos os contornos do objecto, identificamos a forma do corpo humano, da cabeça, que parecem estar muito bem conservados”, diz Alexander Gusev, investigador do Centro de Pesquisa e Estudo do Ártico.

cv Siberian Times

Múmia encontrada em Zeleny Yar, na Sibéria

A múmia encontrada em Zeleny Yar é o primeiro achado da misteriosa civilização medieval com traços da Pérsia encontrada na região desde 2002

O casulo tem semelhanças com outros achados arqueológicos descobertos na região, que, apesar da sua localização junto ao círculo polar ártico siberiano, apresentam características que apontam para uma ligação à civilização persa.

Em 2002, foram encontradas na região 34 sepulturas medievais, contendo 11 corpos decepados ou com os crânios danificados. Cinco desstes corpos estavam envolvidos com camadas de cobre e peles animais.

O casulo vai agora ser examinado por uma equipa liderada pela antropóloga Evgeniya Syatova, investigadora do Centro de Protecção de Monumentos Históricos e Culturais de Sverdlovsk.

“Este achado poderá ajudar-nos a fazer luz sobre a vida e origens da misteriosa tribo perdida que aqui se encontrava”, disse a arqueóloga.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vila Real vs FC Porto | Goleada com poker de Adrián

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao golear por 6-0 o Vila Real, num encontro marcado pelos quatro golos de Adrián López, que abriu e …

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …