Mulheres otimistas vivem mais tempo, revela estudo

As mulheres que têm uma visão mais otimista da vida podem viver mais tempo do que aquelas que têm uma visão “mais escura” do mundo, sugere um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA.

Os cientistas analisaram dados do Nurses Health Study, que recolhe informações sobre as enfermeiras desde 1976. O estudo entrevistou mulheres sobre a sua saúde física e mental, bem como os seus hábitos relacionados com a dieta, exercício, tabaco e bebidas alcoólicas.

A partir de 2004, a pesquisa acrescentou uma pergunta sobre o otimismo. A partir desse ano, até 2012, as cientistas analisaram o que as participantes disseram sobre o otimismo e tentaram entender como é que isso se relacionava com as outras respostas e a saúde das entrevistadas.

Através da análise do “modo de vida” de cerca de 70 mil mulheres, os especialistas descobriram que as mais otimistas foram significativamente menos propensas a morrer de cancro, doenças cardíacas, doenças respiratórias ou infeções durante o período de estudo.

“As pessoas otimistas tendem a agir de maneiras mais saudáveis – ou seja, praticar mais exercício, dietas mais saudáveis, dormir melhor – o que reduz o risco de morte”, disse uma das principais autoras do estudo, Kaitlin Hagan, da Universidade de Harvard.

“O otimismo também pode ter um impacto direto no nosso funcionamento biológico. Outros estudos mostraram que um maior otimismo está relacionado com menor inflamação, níveis de lipidios mais saudáveis e antioxidantes mais elevados”, acrescentou Hagan.

Uma limitação do estudo é a possibilidade de que, em alguns casos, possam ser os próprios problemas de saúde a causar uma falta de otimismo nas mulheres.

O estudo não incluiu homens, mas investigações anteriores revelaram que a ligação entre o otimismo e saúde é semelhante para ambos os sexos, disse outro autor do estudo, Eric Kim.

Apesar da falta de homens no estudo, publicado no Jornal Americano de Epidemiologia, os resultados ainda sugerem que pode valer a pena promover esforços de saúde pública focados no otimismo.

“O pensamento negativo não é a causa ou o único contribuinte para as doenças. A mentalidade é apenas um fator, mas os resultados do estudo indicam que é significativo e não pode ser ignorado”, disse Susan Albers, psicóloga da Cleveland Clinic, em Ohio, que não está envolvida no estudo.

Outros estudos revelam que o otimismo pode (e deve) ser aprendido através de um treino diário. E, no final, só tem a ganhar em qualidade de vida.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …