Mulheres japonesas exigem direito de usar óculos no trabalho

Mulheres japonesas estão a exigir nas redes sociais o direito de utilizar óculos para trabalhar, depois de terem surgido relatos de que alguns empregadores as proibiam de o fazer.

No protesto mais recente contra regras rígidas sobre a aparência das mulheres, a ‘hashtag’ “óculos são proibidos” era uma tendência no Twitter, em reação a um programa de televisão japonês que expunha empresas que proibiam as mulheres de o fazer, noticiou na sexta-feira o Guardian.

“Essas são regras desatualizadas”, escreveu um utilizador na rede social, enquanto outro descreveu os motivos apresentados pelos empregadores como “idiotas”. Uma mulher que trabalha em restaurantes escreveu que foi repetidamente instruída a não usar os óculos, porque pareceria “rude” e os mesos não combinaram com o quimono tradicional.

“Se as regras proíbem apenas as mulheres de usar óculos, isso é uma discriminação contra as mulheres”, disse à Thomson Reuters Foundation a diretora da Human Rights Watch no Japão, Kanae Doi.

No início deste ano, houve um pedido para que as empresas japonesas parassem de forçar as mulheres a usar sapatos de salto alto. Mais de 21 mil pessoas assinaram uma petição ‘online’ iniciada por uma atriz, naquele que ficou conhecido como o movimento #KuToo.

Em resposta, um ministro japonês disse que as expectativas do código de vestimenta eram “necessárias e apropriadas” no local de trabalho.

O Japão ficou no 110.º lugar no último relatório global sobre disparidades de género do Fórum Económico Mundial, que analisou em 149 países.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E onde está a actuação do Governo Japonês, da OMS, do Tribunal dos Direitos do Homem?! Era sancionar essas empresas SEVERAMENTE e está feito!!! Já existem aqueles óculos quase invisíveis (p/mim são horríveis e não valem o preço q/custam, mas praticamente não se notam!), até porque nem toda a gente se adapta a lentes de contacto!!!

RESPONDER

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …