Mulheres japonesas exigem direito de usar óculos no trabalho

Mulheres japonesas estão a exigir nas redes sociais o direito de utilizar óculos para trabalhar, depois de terem surgido relatos de que alguns empregadores as proibiam de o fazer.

No protesto mais recente contra regras rígidas sobre a aparência das mulheres, a ‘hashtag’ “óculos são proibidos” era uma tendência no Twitter, em reação a um programa de televisão japonês que expunha empresas que proibiam as mulheres de o fazer, noticiou na sexta-feira o Guardian.

“Essas são regras desatualizadas”, escreveu um utilizador na rede social, enquanto outro descreveu os motivos apresentados pelos empregadores como “idiotas”. Uma mulher que trabalha em restaurantes escreveu que foi repetidamente instruída a não usar os óculos, porque pareceria “rude” e os mesos não combinaram com o quimono tradicional.

“Se as regras proíbem apenas as mulheres de usar óculos, isso é uma discriminação contra as mulheres”, disse à Thomson Reuters Foundation a diretora da Human Rights Watch no Japão, Kanae Doi.

No início deste ano, houve um pedido para que as empresas japonesas parassem de forçar as mulheres a usar sapatos de salto alto. Mais de 21 mil pessoas assinaram uma petição ‘online’ iniciada por uma atriz, naquele que ficou conhecido como o movimento #KuToo.

Em resposta, um ministro japonês disse que as expectativas do código de vestimenta eram “necessárias e apropriadas” no local de trabalho.

O Japão ficou no 110.º lugar no último relatório global sobre disparidades de género do Fórum Económico Mundial, que analisou em 149 países.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E onde está a actuação do Governo Japonês, da OMS, do Tribunal dos Direitos do Homem?! Era sancionar essas empresas SEVERAMENTE e está feito!!! Já existem aqueles óculos quase invisíveis (p/mim são horríveis e não valem o preço q/custam, mas praticamente não se notam!), até porque nem toda a gente se adapta a lentes de contacto!!!

RESPONDER

Hotel japonês oferece estadia por 1 dólar (mas é preciso transmitir tudo no YouTube)

O hotel japonês Business Ryokan Asahi, na cidade costeira de Fukuoka, oferece dormida por um dólar (130 ienes) desde que os hóspedes concordem transmitir toda a sua estadia através do YouTube. De acordo com os …

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …