Mulheres de 50 anos são “demasiado velhas” para amar, diz escritor francês da mesma idade

Um escritor francês levantou indignação popular quando afirmou que era “incapaz” de amar uma mulher com mais de 50 anos.

Yann Moix, de 50 anos, disse a uma revista francesa, quando foi questionado sobre sentir-se atraído por mulheres mais velhas que ele. Em resposta, o escritor responde: “Vá lá, não vamos exagerar! Isso não é possível. Demasiado, demasiado velha”.

O escritor disse ainda à Marie-Claire que sentia que as mulheres com mais de 50 anos eram como que “invisíveis” para ele e não se vê a amar uma mulher da sua idade. “Quando tiver 60 serei capaz”, afirmou o escritor galardoado com vários prémios, entre os quais o Goncourt pelo seu primeiro romance.

“Prefiro o corpo de mulheres mais jovens, só isso. Fim. O corpo de uma mulher de 25 anos é extraordinário. O corpo de uma mulher de 50 não tem nada de extraordinário”, afirmou, dizendo ainda que preferia mulheres asiáticas, como coreanas, chinesas e japonesas.

As declarações causaram bastantes indignações na sociedade francesa. A autora feminista Mona Chollet descreveu Moix como um “pai triste”.

A jornalista e cineasta francesa Colombe Schneck, de 52 anos, publicou uma fotografia as nádegas nuas no Instagram, escrevendo: “Voilá, as nádegas de uma mulher de 52 anos… Que idiota és, não sabes o que estás a perder, tu e a tua pequena mente“.

O escritor acredita que seja “triste e redutor para as mulheres”, acrescentando: “Mas o facto de as asiáticas ser um tipo suficientemente rica, grande e infinita para mim torna-se motivo para não me sentir envergonhado”. Abordando as críticas à rádio francesa, Moix descreveu-se como um “prisioneiro de si mesmo”.

“Eu não vejo isto como orgulho, mas quase como uma maldição. Ninguém é responsável pelos gosto de alguém”, disse ele. O escritor adiantou ainda que não tem de “responder perante um tribunal do gosto“.

“Claro que tenho um problema, sou adolescente, uma criança”, acrescentou. “Mulheres de 50 anos também não me veem. Elas têm outras coisas para fazer do que estar com um neurótico que escreve e lê o dia todo. Não é fácil estar comigo”, disse ele.

Da polémica não se livra, numa altura em que está a promover o seu novo romance, “Rompre”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Caro ZAP, boa tarde.
    Portanto, o título da notícia induz em erro porque pode ser duplamente interpretada: p/ele as amar ou p/elas amarem alguém; o que esta pessoa diz é que as mulheres de 50 anos não servem para ele. PONTO. Não vamos generalizar. E não, não tenho 50 anos, mas p/lá caminho! 🙂 hehehehehe

RESPONDER

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …

Boaventura só está "à espera de provas concretas" para enterrar o FC Porto

César Boaventura, acusado de uma ligação ao SL Benfica por Francisco J. Marques, disse que só está "à espera de mais provas concretas" para enterrar o FC Porto. O diretor de comunicação dos azuis e …