Mulheres de 50 anos são “demasiado velhas” para amar, diz escritor francês da mesma idade

Um escritor francês levantou indignação popular quando afirmou que era “incapaz” de amar uma mulher com mais de 50 anos.

Yann Moix, de 50 anos, disse a uma revista francesa, quando foi questionado sobre sentir-se atraído por mulheres mais velhas que ele. Em resposta, o escritor responde: “Vá lá, não vamos exagerar! Isso não é possível. Demasiado, demasiado velha”.

O escritor disse ainda à Marie-Claire que sentia que as mulheres com mais de 50 anos eram como que “invisíveis” para ele e não se vê a amar uma mulher da sua idade. “Quando tiver 60 serei capaz”, afirmou o escritor galardoado com vários prémios, entre os quais o Goncourt pelo seu primeiro romance.

“Prefiro o corpo de mulheres mais jovens, só isso. Fim. O corpo de uma mulher de 25 anos é extraordinário. O corpo de uma mulher de 50 não tem nada de extraordinário”, afirmou, dizendo ainda que preferia mulheres asiáticas, como coreanas, chinesas e japonesas.

As declarações causaram bastantes indignações na sociedade francesa. A autora feminista Mona Chollet descreveu Moix como um “pai triste”.

A jornalista e cineasta francesa Colombe Schneck, de 52 anos, publicou uma fotografia as nádegas nuas no Instagram, escrevendo: “Voilá, as nádegas de uma mulher de 52 anos… Que idiota és, não sabes o que estás a perder, tu e a tua pequena mente“.

O escritor acredita que seja “triste e redutor para as mulheres”, acrescentando: “Mas o facto de as asiáticas ser um tipo suficientemente rica, grande e infinita para mim torna-se motivo para não me sentir envergonhado”. Abordando as críticas à rádio francesa, Moix descreveu-se como um “prisioneiro de si mesmo”.

“Eu não vejo isto como orgulho, mas quase como uma maldição. Ninguém é responsável pelos gosto de alguém”, disse ele. O escritor adiantou ainda que não tem de “responder perante um tribunal do gosto“.

“Claro que tenho um problema, sou adolescente, uma criança”, acrescentou. “Mulheres de 50 anos também não me veem. Elas têm outras coisas para fazer do que estar com um neurótico que escreve e lê o dia todo. Não é fácil estar comigo”, disse ele.

Da polémica não se livra, numa altura em que está a promover o seu novo romance, “Rompre”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Caro ZAP, boa tarde.
    Portanto, o título da notícia induz em erro porque pode ser duplamente interpretada: p/ele as amar ou p/elas amarem alguém; o que esta pessoa diz é que as mulheres de 50 anos não servem para ele. PONTO. Não vamos generalizar. E não, não tenho 50 anos, mas p/lá caminho! 🙂 hehehehehe

RESPONDER

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …

Detido hacker que pirateou emails do Benfica

Rui Pinto, o 'hacker' português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial. O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do …

Governo May sobrevive. Moção de censura trabalhista rejeitada

O Parlamento britânico rejeitou hoje uma moção de censura ao Governo conservador da primeira-ministra Theresa May, com 325 votos contra e 306 a favor. A moção foi apresentada na terça-feira à noite pelo Partido Trabalhista, depois …