Muco de lesma inspira criação de novo material adesivo

mattyfioner / Flickr

Lesma da espécie Arion fuscus

O muco que as lesmas soltam serviu de inspiração para um grupo de cientistas desenvolver uma nova substância pegajosa, mas flexível, que serve para estancar de maneira eficaz as feridas resultantes de uma cirurgia.

Os tecidos biológicos são superfícies húmidas e móveis, por isso é muito difícil desenvolver curativos adequados e os que já existem podem ser tóxicos para as células ou ter uma baixa fixação.

Segundo o estudo publicado esta quinta-feira na revista “Science”, os cientistas do Instituto Wyss, da Universidade de Harvard, nos EUA, criaram um adesivo resistente, super forte e biocompatível que fixa os tecidos “com uma força parecida à própria resistência da cartilagem do corpo humano, inclusive quando é molhado”.

A equipa dirigida por Juanyu Li focou-se no muco defensivo que as lesmas da espécie Arion fuscus libertam quando se sentem ameaçadas e que faz com que fiquem presas à superfície, tornando muito difícil o trabalho do predador.

Esse tipo de muco serviu de inspiração para desenvolver adesivos resistentes que imitam as suas propriedades, compostos por uma matriz dura, ainda que flexível, e uma superfície adesiva que contém polímeros com carga positiva.

Os polímeros aderem às substâncias mediante uma série de mecanismos físicos, incluindo ligações covalentes entre átomos, que os fazem particularmente pegajosos, por isso o novo curativo consegue fixar-se com força à pele, cartilagem, coração e artérias – e não é tóxico para as células humanas.

Os especialistas usaram este adesivo para resolver um defeito no coração de um porco coberto de sangue e o material ajustou-se bem ao órgão do animal sem mostrar quaisquer fugas. O produto também foi testado em cobaias, que passaram por uma simulação de cirurgia de emergência com perda súbita de sangue no fígado e não causou danos nos tecidos aplicados nem nos circundantes.

“A qualidade-chave do nosso material é uma combinação de uma força adesiva muito forte e a capacidade de transferir a força, algo que ainda não tinha sido possível”, destacou Dave Mooney, co-autor do estudo.

“A natureza encontra, com frequência, soluções elegantes para problemas comuns. É uma questão de saber para onde olhar e reconhecer uma boa ideia quando aparece”, afirmou o diretor da Instituto Wyss, Donald Ingber.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …