Ministério Público brasileiro investiga festa de passagem de ano de Neymar

O Ministério Público brasileiro anunciou a abertura de um inquérito à alegada festa de passagem de ano organizada pelo futebolista no Rio de Janeiro.

O procurador do Rio de Janeiro disse, esta quarta-feira, em comunicado, que tinha aberto uma investigação depois de ter recebido “várias queixas, baseadas em informações divulgadas pela imprensa, sobre eventos organizados pelo jogador Neymar”.

O procurador pediu à estrela da seleção do Brasil e atacante do Paris Saint-Germain, assim como ao condomínio onde se situa a moradia e outro complexo residencial próximo, que fornecesse “detalhes urgentes” sobre “o número de convidados, organização das festas e quaisquer medidas de saúde tomadas”.

Um assessor do jogador, contactado pela agência de notícias France-Presse (AFP), disse desconhecer se Neymar celebraria o dia de Ano Novo na casa em Mangaratiba, uma estância balnear a 130 quilómetros do Rio de Janeiro, ou se ficaria em Santa Catarina.

O jogador, que se manteve em silêncio até agora, publicou uma fotografia com um amigo num iate na praia de Santa Catarina, no sul do país.

O evento, que teria entre 150 a 500 convidados, desencadeou uma onda de críticas, numa altura em que os especialistas recomendam que os contactos sejam limitados para evitar que a pandemia se agrave.

Legalmente, o estado do Rio de Janeiro não proíbe festas em casas particulares e a autarquia de Mangaratiba admitiu, em comunicado, que “não tem o poder” de intervir.

De acordo com o Diário de Notícias, que cita o portal brasileiro Terra, os convidados da alegada festa estão a chegar por via aérea para conseguirem escapar às barreiras sanitárias atualmente em vigor.

Os convidados têm escolhido a pista de espaço reduzido para aeronaves de pequeno porte no condomínio Aero Rural Bom Jardim, em Mangaratiba, para aterrar os aviões bimotores e os helicópteros.

Poucos têm sido aqueles que têm usado carro, uma vez que a determinação do governo local é que só consegue entrar no município quem é residente, proprietário de um imóvel nesta localidade ou quem tenha comprovadamente uma reserva num empreendimento turístico.

A polémica com a festa acontece numa altura em que o Brasil já registou quase 194 mil mortes associadas à covid-19, em mais de sete milhões de casos de infeção.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …