Viseu está orfã do projeto de Almeida Henriques. Movimento pede a Jorge Sobrado que avance

Jorge Sobrado / Facebook

Ex-vereador da Cultura Jorge Sobrado

A morte de Almeida Henriques deixou Viseu “orfã”. Cerca de duas dezenas de personalidades subscreveram uma carta aberta pedindo ao ex-vereador da Cultura Jorge Sobrado que se envolva no debate autárquico.

Em declarações ao Público, Jorge Sobrado não se compromete, para já, com mais do que uma vontade. Já o redator do apelo, o ator e encenador Guilherme Gomes, não esconde que gostaria de ver o autarca, atualmente sem pelouros, como candidato ao município de Viseu.

Foi a “profunda incerteza” gerada pela morte do ex-presidente da Câmara, Almeida Henriques, que motivou a carta que apela à disponibilidade cívica do vereador não executivo para participar ativamente num projeto de desenvolvimento para o concelho.

A Carta da Primavera foi enviada à Lusa pelo seu redator e proponente e conta com mais 20 assinaturas. “A redação e divulgação da carta é o primeiro passo de uma iniciativa cívica que pretende criar espaço para o debate e encontro, uma ágora moderna para a Viseu futura”, justificou Guilherme Gomes, acrescentando que o objetivo é o envolvimento “de todos os que se revejam nos valores que a carta convoca”.

O encenador Ricardo Pais, os músicos Pedro Abrunhosa, Luís Clara Gomes e Samuel Úria, o programador cultural Nuno Leocádio, o diretor pedagógico do Conservatório de Música de Viseu, José Carlos Sousa, a ex-diretora do Museu Nacional Grão Vasco, Paula Cardoso, o chef de cozinha Diogo Rocha e vários empresários, entre outros nomes, assinam a carta.

Estes dizem ser “testemunhas do contributo que Jorge Sobrado deu para o rejuvenescimento de uma vontade local, plural e sem amarras” enquanto esteve ao lado de Almeida Henriques.

“Viseu tomou o rumo de uma cidade implicada. O projeto liderado por António Almeida Henriques foi, desde o princípio e por muitas vezes, esperançoso“, lê-se na missiva, que aponta os avanços registados em vários domínios.

Segundo os subscritores, “durante os últimos anos, os agentes locais puderam encontrar muitas vezes no município de Viseu interlocutores esclarecidos e curiosos, provocadores, sensíveis à novidade e ao desenvolvimento humano”.

E, por isso, consideram que os últimos anos “são um exemplo de inspiração e estímulo ao desenvolvimento de um conjunto de novos e importantes projetos e preparados atores que se vêm afirmando no contexto nacional nas mais diversas áreas”.

“Mas os últimos anos não são senão a fundação da Viseu futura”, alertam, apelando a que, a “uma reflexão profunda sobre a transformação da cidade nos últimos anos”, se junte “o apelo à disponibilidade de um dos seus mais relevantes atores e intérpretes“, Jorge Sobrado, que atualmente é vereador não executivo.

Este apelo é feito “na convicção de que é urgente o reencontro, o debate e o pensamento da cidade” e com a confiança “em que caminhos positivos e transformadores numa cidade em movimento não podem ser fechados agora”.

Desde que Almeida Henriques tomou posse, em 2013, Jorge Sobrado esteve ao seu lado, primeiro como adjunto e depois como vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial.

A 15 de fevereiro deste ano, Sobrado passou a vereador não executivo, depois de ter renunciado aos pelouros, por entender que tinha chegado o momento de fechar o seu ciclo de serviço ao município.

Jorge Sobrado teve a seu cargo a gestão da Feira de São Mateus e foi responsável pela programação de eventos como o festival literário Tinto no Branco e o Festival de Street Art e pelo lançamento de projetos como o VisitViseu.pt, o Museu de História da Cidade e o Polo Arqueológico de Viseu.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo que sei, este senhor só promoveu iniciativas supérfluas, que a única coisa que trouxeram aos viseenses foi gasto de erário público em fantochadas… A última vez que lá estive, uma cadeira de rodas não conseguia passar em certos passeios por causa das árvores e nas passadeiras havia autênticos degraus e 5 segundos para atravessar. Se gastassem o dinheiro em projectos úteis em vez de andar a fazer eventos para os artistas fuminhos das pampas…

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …