Viseu está orfã do projeto de Almeida Henriques. Movimento pede a Jorge Sobrado que avance

Jorge Sobrado / Facebook

Ex-vereador da Cultura Jorge Sobrado

A morte de Almeida Henriques deixou Viseu “orfã”. Cerca de duas dezenas de personalidades subscreveram uma carta aberta pedindo ao ex-vereador da Cultura Jorge Sobrado que se envolva no debate autárquico.

Em declarações ao Público, Jorge Sobrado não se compromete, para já, com mais do que uma vontade. Já o redator do apelo, o ator e encenador Guilherme Gomes, não esconde que gostaria de ver o autarca, atualmente sem pelouros, como candidato ao município de Viseu.

Foi a “profunda incerteza” gerada pela morte do ex-presidente da Câmara, Almeida Henriques, que motivou a carta que apela à disponibilidade cívica do vereador não executivo para participar ativamente num projeto de desenvolvimento para o concelho.

A Carta da Primavera foi enviada à Lusa pelo seu redator e proponente e conta com mais 20 assinaturas. “A redação e divulgação da carta é o primeiro passo de uma iniciativa cívica que pretende criar espaço para o debate e encontro, uma ágora moderna para a Viseu futura”, justificou Guilherme Gomes, acrescentando que o objetivo é o envolvimento “de todos os que se revejam nos valores que a carta convoca”.

O encenador Ricardo Pais, os músicos Pedro Abrunhosa, Luís Clara Gomes e Samuel Úria, o programador cultural Nuno Leocádio, o diretor pedagógico do Conservatório de Música de Viseu, José Carlos Sousa, a ex-diretora do Museu Nacional Grão Vasco, Paula Cardoso, o chef de cozinha Diogo Rocha e vários empresários, entre outros nomes, assinam a carta.

Estes dizem ser “testemunhas do contributo que Jorge Sobrado deu para o rejuvenescimento de uma vontade local, plural e sem amarras” enquanto esteve ao lado de Almeida Henriques.

“Viseu tomou o rumo de uma cidade implicada. O projeto liderado por António Almeida Henriques foi, desde o princípio e por muitas vezes, esperançoso“, lê-se na missiva, que aponta os avanços registados em vários domínios.

Segundo os subscritores, “durante os últimos anos, os agentes locais puderam encontrar muitas vezes no município de Viseu interlocutores esclarecidos e curiosos, provocadores, sensíveis à novidade e ao desenvolvimento humano”.

E, por isso, consideram que os últimos anos “são um exemplo de inspiração e estímulo ao desenvolvimento de um conjunto de novos e importantes projetos e preparados atores que se vêm afirmando no contexto nacional nas mais diversas áreas”.

“Mas os últimos anos não são senão a fundação da Viseu futura”, alertam, apelando a que, a “uma reflexão profunda sobre a transformação da cidade nos últimos anos”, se junte “o apelo à disponibilidade de um dos seus mais relevantes atores e intérpretes“, Jorge Sobrado, que atualmente é vereador não executivo.

Este apelo é feito “na convicção de que é urgente o reencontro, o debate e o pensamento da cidade” e com a confiança “em que caminhos positivos e transformadores numa cidade em movimento não podem ser fechados agora”.

Desde que Almeida Henriques tomou posse, em 2013, Jorge Sobrado esteve ao seu lado, primeiro como adjunto e depois como vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial.

A 15 de fevereiro deste ano, Sobrado passou a vereador não executivo, depois de ter renunciado aos pelouros, por entender que tinha chegado o momento de fechar o seu ciclo de serviço ao município.

Jorge Sobrado teve a seu cargo a gestão da Feira de São Mateus e foi responsável pela programação de eventos como o festival literário Tinto no Branco e o Festival de Street Art e pelo lançamento de projetos como o VisitViseu.pt, o Museu de História da Cidade e o Polo Arqueológico de Viseu.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo que sei, este senhor só promoveu iniciativas supérfluas, que a única coisa que trouxeram aos viseenses foi gasto de erário público em fantochadas… A última vez que lá estive, uma cadeira de rodas não conseguia passar em certos passeios por causa das árvores e nas passadeiras havia autênticos degraus e 5 segundos para atravessar. Se gastassem o dinheiro em projectos úteis em vez de andar a fazer eventos para os artistas fuminhos das pampas…

RESPONDER

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …