Mourinho soma mais uma derrota. Ingleses desiludidos com o seu futebol

Nigel Roddis / EPA

O Tottenham atrasou-se, este domingo, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, com uma derrota caseira por 3-1 perante o Manchester United.

Em Londres, na 31.ª jornada da Premier League, o Tottenham até esteve em vantagem na partida, mas permitiu a reviravolta dos red devils na segunda parte, com o português Bruno Fernandes em destaque.

Depois de o sul-coreano Son Heung-min ter dado vantagem aos spurs, aos 40 minutos, e do brasileiro Fred ter refeito o empate, aos 57, o médio português, que foi titular, participou na fase final da jogada que permitiu ao uruguaio Cavani, aos 79, marcar o tento que colocou o Manchester United na frente do marcador.

No último lance da partida, aos 90+6 minutos, Greenwood confirmou o triunfo dos red devils, que assim aproveitaram da melhor forma o desaire do líder Manchester City – que perdeu em casa com o Leeds United por 2-1 – e colocaram-se no segundo posto a 11 pontos do eterno rival, com menos um jogo disputado.

Por seu lado, a ronda foi para esquecer para José Mourinho, com o Tottenham a somar o segundo jogo sem vencer na Premier League e a perder terreno para West Ham, Chelsea e Liverpool, equipas todas vitoriosas, na luta pelo acesso à Champions.

Segundo o site Tribuna Expresso, dois antigos jogadores da liga inglesa teceram agora duras críticas ao treinador português.

Em declarações à Sky Sports, Jamie Redknapp, antigo jogador do Liverpool, considerou que Mourinho “deveria assumir a responsabilidade pela má forma dos spurs” e que neste período no clube inglês o que o treinador português conseguiu foi “tornar os jogos difíceis de ver”.

Já Chris Sutton, também ex-jogador da Premier, escreveu no Daily Mail que o Mourinho de 2004, o treinador do Chelsea que era “engraçado, esperto e carismático”, é um homem que “já não existe”.

Agora, considera o britânico, Mourinho é “uma figural irritável, frustrada e provocadora que vive de glórias passadas” e que “não está a ser bem-sucedido”.

Os spurs estão no sétimo lugar, agora a sete pontos do quarto, que é ocupado pelo West Ham. Recorde-se que, na semana passada, o jornal britânico Daily Mail avançou que, se for despedido no final da época, o treinador português poderá receber uma indemnização mais baixa do que o suposto devido a uma cláusula no contrato, caso a equipa falhe a qualificação para as provas europeias na próxima época.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …