Motor de buscas Baidu obrigado a mudanças após morte de doente oncológico

worldbank / Flickr

-

As autoridades chinesas exigiram ao motor de pesquisa Baidu, líder no país, que altere o seu modelo de gestão após um doente oncológico, que entretanto morreu, ter acusado a empresa de fornecer informação enganosa.

Wei Zexi, 21 anos, recorreu a um tratamento que se revelou ineficaz, induzido por uma pesquisa no Baidu, que colocou a imunoterapia no segundo lugar da lista de resultados.

O paciente tinha um cancro raro e encontrava-se em estado terminal.

A Administração do Ciberespaço da China e a Administração Estatal para a Indústria e Comércio concluíram que o modelo do Baidu, que permite aos anunciantes pagar por um lugar de destaque na lista de resultados, afetou a decisão do jovem.

O Baidu deve, a partir de agora, rever todos os anúncios sobre tratamentos médicos que aparecem nos seus resultados, segundo noticiou o jornal de Hong Kong South China Morning Post (SCMP).

Os anúncios que promovem instituições de saúde que não estão certificadas pelas autoridades devem ser eliminados, indica a mesma fonte.

A empresa deve também assinalar os resultados pagos, como faz a Google, líder mundial, e outros motores de pesquisa.

As novas regras preveem ainda indemnizar quem sofra perdas económicas devido a anúncios falsos difundidos através do Baidu.

O motor de busca chinês afirmou, entretanto, que cumprirá com os novos regulamentos, alterará o seu modelo e criará um fundo para indemnizações.

O tráfego pago é um modelo de publicidade na Internet em que o motor de pesquisa recebe dinheiro por cada vez que um utilizador acede aos portais que surgem em destaque.

Este esquema, que se distingue do tráfico orgânico, define a ordem unicamente através do número de visitas e é a principal fonte de receitas do Baidu, segundo a imprensa chinesa.

De acordo com um comunicado difundido anteriormente por Wei, o tratamento, uma imunoterapia, que utiliza agentes biológicos que estimulam o sistema imunitário, custou à sua família 200 mil yuan (26 mil euros).

Wei, de 21 anos, morreu a 12 de abril após ter sido submetido por quatro vezes a este tipo de tratamento que, segundo fontes citadas pelo jornal oficial China Daily, ainda é utilizado apenas em investigação médica.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Liveblog Autárquicas. PS ganha em Beja, Chega é a terceira força

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …