Adeus gasolina? Novo motor de combustão a hidrogénio está a caminho

13

A Coreia do Sul lidera os esforços para criar um motor de combustão a hidrogénio — que, ao contrário dos motores de células de hidrogénio, que convertem o hidrogénio em eletricidade num processo químico, queimam o hidrogénio para produzir energia, tal como os motores a gasolina tradicionais.

Esta abordagem inovadora, liderada pelos fabricantes de automóveis coreanas Kia e Hyundai, também está a ganhar força na Volvo, que planeia desenvolver a sua própria versão da tecnologia.

Os motores de combustão a hidrogénio representam uma mudança significativa.

Ao contrário das células de combustível de hidrogénio, que convertem o hidrogénio em eletricidade através de um processo químico, os motores de combustão de hidrogénio queimam o hidrogénio para produzir energia, tal como os motores a gasolina tradicionais.

Este método promete autonomia e tempos de reabastecimento semelhantes aos dos motores de combustão convencionais, realça o Popular Mechanics.

Uma das principais vantagens dos motores de combustão a hidrogénio é a sua compacidade. Ao contrário das células de combustível, que requerem muito espaço e novos sistemas para converter o hidrogénio em eletricidade e alimentar um motor elétrico, os motores de combustão a hidrogénio são mais simples de integrar nos modelos de veículos existentes. Isto pode potencialmente reduzir os custos e facilitar a transição para fontes de energia mais limpas.

No entanto, há desafios a ultrapassar. A combustão do hidrogénio gera temperaturas elevadas, o que exige designs de motor avançados e materiais que possam suportar estas condições.

A Volvo planeia resolver este problema utilizando um tipo de biodiesel. Este biodiesel ajudará a inflamar o hidrogénio na câmara de combustão, acionando os pistões e alimentando o motor. Este método requer uma tecnologia sofisticada de injeção de combustível e materiais compatíveis com o hidrogénio.

A Kia e a Hyundai pretendem ter um motor de combustão a hidrogénio pronto para automóveis de passageiros até 2025. A Volvo, por outro lado, planeia realizar testes na estrada de camiões movidos a hidrogénio até 2026.

“Os camiões com motores de combustão interna tradicionais movidos a hidrogénio terão o mesmo desempenho e fiabilidade que os nossos camiões a diesel, mas com emissões de CO2 significativamente mais baixas. Complementarão eficazmente os nossos camiões elétricos a bateria”, disse Jan Hjelmgren, diretor de gestão de produtos e qualidade da Volvo Trucks.

No entanto, alguns críticos referem que os motores de combustão a hidrogénio continuam a produzir emissões. No entanto, a Volvo acredita que, ao utilizar materiais renováveis, pode atingir níveis de emissões que qualificam estes motores como “veículos de emissões zero” ao abrigo das normas da União Europeia.

ZAP //

13 Comments

  1. Que eu saiba a Toyota já comercializa em Portugal automoveis com motor a hidrogénio….quem redigiu a notícia devia saber

    2
    5
    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      Note no entanto que a notícia é sobre o desenvolvimento de motores de combustão a hidrogénio semelhantes aos motores de combustão a gasolina, não sobre motores com células de combustível hidrogénio, como os que têm sido usados pelas construtoras automóveis, que produzem eletricidade através de uma reação eletroquímica entre o hidrogénio e o oxigénio do ar, sem combustão no processo.

      2
      1
  2. Enfim o chamado carro movido a àgua que a industria do petróleo foi mantendo oculto matando ou pagando a inventores ao longo de décadas.

    2
    2
  3. O hidrogenio tem de ser verde, produzido a partir de energias renovaveis, caso contrario para produzir hidrogenio é preciso uma quantidade enorme de petroleo.

    5
    1
  4. Daqui por uma ou duas décadas, os países produtores de petróleo voltarão a viver da criação de camelos e uma parte do terrorismo internacional desaparecerá. Boas notícias!

    2
    1
  5. Burrices para manter o povo nas oficinas. E o povo come! O processo de conversão de hidrogênio em electricidade é limpo, o motor eléctrico tem menos peças e avaria menos. E verdade que tem de se desenvolver a tecnologia eléctrica, mas a combustão de hidrogenio também tem de ser desenvolvida… Já enjoa estarem sempre a dar sopa e o povo continuar a comer

    4
    1
  6. Efetivamente a Toyota já está num ponto avançado de desenvolvimento desse tipo de motor, inclusivamente tem um Toyota Corolla em competição no Japão, tendo já atingido a mesma eficiência da gasolina.

  7. Pois..isso era se essa gente não estivesse a mudar de ares…abandonando a camelolandia e instalado se por todo o mundo civilizado as fim de tomarem conta daquilo que… não construíram e tudo ficar como a sua terra…. destruído…

  8. Quer dizer que vamos continuar a utilizar os combustíveis fósseis para obter o hidrogénio? E queimar o hidrogénio juntamente com biodiesel não vai gerar NOx e outras partículas? Realmente isto é tentar parar o fim dos motores a combustão interna e manter os monstros dos combustíveis fósseis vivos..não acredito é que a Volvo, das primeiras marcas a terminar com os motores diesel e mesmo todos de combustão internar em algumas gamas que comercializa, está a defender um caminho de manutenção dos combustíveis fósseis. O que vale é que percebo pelos comentários que os consumidores estão atentos e pretendem outro caminho. Isso dá força ao desenvolvimento de soluções mais ecológicas e assentes nas energias renováveis! Haja esperança!

  9. Desiludam-se os que pensam que haverão carros a hidrogénio generalizados. Isso não vai acontecer. As leis da fisica não ajudam.
    Mesmo os autocarros, que já os há, são economicamente insustentáveis.
    Há soluções melhores.

  10. Fartam-se de descobrir coisas… Carros movidos a hidrogénio!… A cura do cancro!…blá blá blá!
    Mas não se vê nada de útil a chegar ao mercado!
    Chegaram os carros elétricos que são mais um estorvo financiado, do que uma utilidade “útil” ao comum mortal sem garagem.

  11. Para quem não percebe nada do assunto é fácil dizer que o hidrogénio é o futuro e que os senhores do petróleo é que não deixaram que isso seja hoje o combustível.

    Muitos pensam que é só pôr água la para dentro, o carro faz a eletrólise, e já está a andar. Nada disso, a eletrólise tem um consumo de energia enorme.

    A única hipótese é o armazenamento.
    O hidrogénio para ser armazenado no nosso carro (líquido a temperaturas negativas superiores a -200C, ou sob enorme pressão em gasoso) é um dos problemas complexos dos muitos que diria quase impossíveis de resolver para poder ser rentável e sem perdas significativas.
    Então usar o hidrogénio num motor a combustão é um riso de perdas.

    O hidrogénio num carro convencional não é nem nunca vai ser o futuro.
    Daqui a 20 anos venham ler isto e ver que tenho razão.

    A toyota à anos que anda neste bigbrother de influência ao povo, em vez de tentar evoluir baterias para serem mais leves e menos perigosas que as que vemos hoje.
    É o carro elétrico que vai ser o futuro quer nós queiramos quer não.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.