Morreu um dos jihadistas portugueses na Síria

david_axe / Flickr

-

Sandro “Funa”, de 36 anos, é a primeira baixa entre os jihadistas potugueses que integram as fileiras do auto-proclamado Estado Islâmico (EI) e combatem na Síria, revela o jornal Público na sua edição online.

A morte de Sandro ‘Funa’, que segundo o mesmo jornal já é do conhecimento da família, terá ocorrido em Outubro, devido a ferimentos graves sofridos na sequência de um bombardeamento aéreo.

Sandro, de origem cabo-verdiana e residente em Monte Abraão, linha de Sintra, nos arredores de Lisboa, emigrou em 2007 para o Reino Unido.

Terá sido na capital britânica que Sandro ‘Funa’ se converteu ao Islão e iniciou um processo de radicalização que o levou a juntar-se ao Estado Islâmico.

Morreu nove meses depois de ter entrado em território sírio, a partir da Turquia, onde se juntou a quatro amigos que tinham saído da capital inglesa poucos meses antes: Fábio, Patrício, Celso e Edgar.´

O primeiro “mártir”

Um dos 11 portugueses a combater nas fileiras jihadistas, Sandro é o segundo português a morrer pelo Estado Islâmico, depois de “Michel”, um jovem de 22 anos radicado em França, ter concretizado um atentado suicida no norte do Iraque no passado mês de maio.

‘Michel’ converteu-se ao islamismo aos 17 anos. Luso-descendente, residente em Toulouse,  montou uma empresa de construção civil com um sócio árabe. Segundo o CM, o negócio faliu poucos meses depois, deixando dívidas no valor de 250 mil euros.

Segundo a família, o português tinha-se deslocado para a Síria com o objectivo de prestar ajuda humanitária aos refugiados.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Caro Calmao,
      Após ponderação acerca do seu comentário, entendemos adequado manter o subtítulo, colocando o termo “mártir” entre aspas.
      Obrigado pelo seu reparo.

RESPONDER

"O vírus não existe". Em Itália, os "coletes laranja" exigem a queda do Governo (e que o país saia da UE)

Inspirados nos Coletes Amarelos franceses, nasceram os "coletes laranjas" em Itália, um movimento de contestação contra o Governo que acredita que "o vírus não existe". Apesar de ainda não ser um movimento muito grande, há já …

Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, …

Um terço das empresas de restauração não reabriu

Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou a associação representativa do setor. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …