Morreu Toto Riina, padrinho da máfia siciliana, aos 87 anos

Mike Palazzotto / EPA

O padrinho da máfia siciliana Toto Riina morreu na quinta-feira, aos 87 anos, na ala prisional de um hospital de Parma, no norte de Itália, confirmou esta sexta-feira o Ministério da Justiça italiano.

Apelidado de “A Besta”, Toto Riina espalhou o terror durante quase 20 anos na Sicília e dentro da Cosa Nostra, a máfia siciliana, que controlou nos anos 70. Morreu no dia em que completava 87 anos.

Riina, que cumpria 26 penas de prisão perpétua e alegadamente ordenou mais de 150 assassinatos, passou os últimos dias em coma. A esposa e três dos quatro filhos de Toto Riina receberam na quinta-feira uma autorização excecional do Ministério da Saúde da Itália para se despedirem dele.

Giovanni, o filho mais velho, está a cumprir uma pena de prisão perpétua por quatro assassinatos. “Para mim, você não é Toto Riina, é apenas meu pai, e desejo-lhe um feliz aniversário, papá, neste dia triste mas importante. Eu amo-te”, escreveu um outro filho, Salvatore, na quinta-feira, no Facebook.

Um Riina envelhecido havia pedido em julho para ser libertado da prisão, alegando doença grave. O pedido foi rejeitado pelo tribunal, que entendeu que os cuidados que recebia atrás das grades eram tão bons quanto aqueles que poderia reivindicar fora da prisão. Os médicos disseram na época que o ex-líder do clã estava “lúcido”.

Colocado sob escuta, Riina foi gravado este ano a afirmar: “Não me arrependo de nada, eles nunca me vão quebrar, mesmo que me deem 3 mil anos” de prisão.

A Cosa Nostra ainda está longe de ser dominada, de acordo com os magistrados, mas tem sido muito mais discreta, renunciando às execuções e crimes de sangue da época Riina.

“Já não há homicídios, ou são raros”, explicou recentemente à Agência France Presse (AFP) Ambrogio Cartosia, magistrado que trabalhou mais de 20 anos na secção antimáfia.

A máfia não desapareceu, pelo contrário, “parece-me que está muito mais presente do que antes nas estruturas políticas, assumiu o controlo do território. Atua é de forma diferente. Não é militar, é menos sanguinária, mas muito eficaz“, acrescentou.

Tráfico de droga, sequestro e agressão: Riina assumiu o controlo de todos os setores tradicionais da Cosa Nostra. Para estabelecer o poder de seu clã – os Corleone -, deu início no início dos anos 80 a uma guerra sangrenta, com centenas de mortes, contra as antigas famílias de Palermo.

Esta guerra terminou com a vitória de Riina, que se tornou chefe da “Duma” (executiva da Cosa Nostra) em 1982, e marcou o início de uma campanha de violência contra funcionários do Estado.

Riina ordenou os assassinatos dos juízes antimáfia Giovanni Falcone (1992) e Paolo Borsellino (1993) e organizou os mortíferos ataques de 1993 em Roma, Milão e Florença (10 mortos no total).

Nos anos 90, a autoridade do Estado italiano vacilou, mas conseguiu recuperar através do fortalecimento do seu arsenal legislativo, com uma secção antimáfia especializada na luta contra o crime organizado, da Cosa Nostra, mas também da ‘Ndranghetta, na Calábria, da Camorra, na região da Campânia, ou da Sagrada Coroa Unida (Sacra Corona Unita), organização que atava na região da Apúlia.

“Graças a uma luta feroz do poder judicial, a polícia, com o apoio de grandes setores da população durante anos, certamente enfraqueceu o aparelho militar da máfia” na Sicília, garantiu o procurador Cartosio.

“Com a estratégia de massacres sangrentos na Sicília e em Itália… Toto Riina tornou a máfia visível, com centenas de assassinatos, primeiro usando ‘kalashnikovs’ e depois com recurso a bombas “, afirma Attilio Bolzoni, especialista em máfia do jornal La Republica.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …