Morreu Mikhail Gorbachev, o líder da União Soviética que deitou abaixo o Muro

5

Mikhail Gorbachev em 1996

Mikhail Gorbachev em 1996

O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu hoje aos 91 anos, adiantaram agências de notícias russas que citam o Hospital Clínico Central da Rússia.

O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, morreu esta 3ª feira,  aos 91 anos, adiantaram as agências de notícias russas Tass, RIA Novosti e Interfax. O gabinete do antigo presidente da URSS tinha divulgado que Gorbachev se encontrava internado no hospital em tratamento de hemodiálise.

“Mikhail Gorbachev morreu esta noite, depois de doença grave e prolongada”, noticiou o Hospital Clínico Central da Rússia em comunicado citado pela agência noticiosa russa Interfax.

Gorbachev foi responsável por vários acordos com o ocidente que culminaram no desmantelamento da chamada “cortina de ferro” que dividia a Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial.

De origem russa e ucraniana, Gorbatchev assumiu em 1985, então com 54 anos, a liderança do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética. Era na altura o membro mais jovem do politburo e visto como alguém que poderia reformar o decadente sistema político soviético.

Entre 1985 e 1991, Gorbachev foi o oitavo líder e primeiro e último presidente da União Soviética — o único a ter nascido nasceu enquanto a URSS existia. Lançou reformas políticas e económicas que resultaram na queda do Muro de Berlim e na dissolução da antiga União Soviética.

Apesar de reconhecido internacionalmente como um dos principais responsáveis pelo fim, sem derramamento de sangue, da Guerra Fria que dominou a segunda metade do século XX, o legado de Gorbatchev é controverso na Rússia.

As suas “Glasnost” (política de abertura) e “Perestroika” (reestruturação económica) criaram as bases para a democracia em que o país viveu durante alguns anos — mas o colapso da União Soviética lançou também a Rússia numa crise económica que se prolongou durante toda a década de 1990.

O seu papel como líder do bloco soviético ficou marcado pela relação com o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, que em junho de 1987 o desafiou a deitar abaixo o Muro de Berlim que desde 1961 dividia a Alemanha, com uma frase que ficou na história: Mr. Gorbachev, tear down this wall!

O papel de Mikhail Gorbachev no fim da Guerra Fria e na reunificação da Alemanha valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz em 1990.

Em dezembro de 1991, em Minsk, o então ainda presidente Mikhail Gorbachev e os presidentes da Bielorrússia e Ucrânia declararam a dissolução da União Soviética. Poucos dias mais tarde, Gorbachev abandonou a liderança do país, que viria a ser assumida por Boris Yeltsin.

Um dos maiores críticos do atual presidente Vladimir Putin, Gorbachev concorreu à eleição presidencial de 1996, com resultados fracos.

Em 2012, tentou relançar o seu partido social democrata, com o objetivo de unir os grupos políticos de esquerda que se opunham a Vladimir Putin, também sem sucesso.

Presidia desde 1993 à organização ecológica Cruz Verde Internacional e realizava regularmente conferências em todo o mundo.

Gorbatchev vai ser sepultado no cemitério Novodevichy, em Moscovo, num túmulo de família ao lado da esposa, Raisa Titarenko.

Farewell, Mr. Gorbatchev.

Armando Batista, ZAP //

5 Comments

  1. Depois da Rússia Czarista, foi o único governante daquela degenerada região a que vieram a designar URSS que se aproveitou. Dos outros nem é bom falar. Só de pensar neles me arrepio.
    Tive a ousadia de lhe endereçar uma carta com uma pequena exposição e um pedido sério. Não me respondeu, mas o pedido foi satisfeito.
    Obrigado Amigo, até qualquer dia.

  2. Foi uma das figuras mais importantes do século XX. Mudou o mundo. Infelizmente foi incapaz de gerir com sucesso a transformação da economia russa para uma economia de mercado. Também, muito sinceramente, não sei se alguém conseguiria. Foi de facto um dos maiores do século XX.

  3. Um homem para a história da Rússia, do mundo e da democracia!
    Pena os loucos estarem a estragar tudo o que este homem fez de precioso, para libertar a Rússia dos eternos totalitarismos.
    Grande estadista, grande ser humano!
    Descanse em paz quem tanto lutou por ela!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.