Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Al Tielemans / EPA

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida.

A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro e prata nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012 e do Rio de Janeiro em 2016, a correr em cadeira de rodas.

Marieke Vervoort já tinha assinado os papéis que autorizavam um médico a pôr-lhe termo à vida. A desportista sofria de doença muscular degenerativa sem cura e que lhe causava dores permanentes, convulsões e paralisia da pernas.

De acordo com a BBC, a decisão de Marieke Vervoort foi pensada e tratada antes dos Jogos Paralímpicos de Londres e Rio de Janeiro. Em 2008, a antiga atleta tratou da documentação para ter uma morte assistida quando as dores fossem insuportáveis.

A BBC recorda declarações de Marieke Vervoort em 2016, quando admitiu que tinha ataques epiléticos, com muitas dores. “Preciso de muitos analgésicos, valium e morfina”, confessou. “É um sossego. Sei que, quando não aguentar mais, tenho esses papéis”, contou à emissora britânica.

“Muitas pessoas perguntam-me como é possível ter tão bons resultados e ainda sorrir com tanta dor e medicação que me devoram os músculos. Para mim, o desporto e a corrida em cadeira de rodas é uma espécie de medicação“, disse.

Em 2017, a atleta admitiu que a dor da sua condição estava a tornar-se insuportável. Na terça-feira, Marieke Vervoort decidiu seguir o caminho de morte assistida permitida na legislação da Bélgica.

A sua decisão reacendeu o debate sobre suicídio assistido, prática que é legalizada na Bélgica desde 2012, para todos que exibem uma condição incurável, dor intolerável, capacidade racional de tomada de decisão e o consentimento de dois médicos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Paz à alma desta grande lutadora que lutou até ser possível e que conseguiu deixar o seu corpo fisico que tanto a atormentava quando quis. Foi- lhe dado esse direito ,direito que deveria ser dado a todos . Somos humanos o suficiente para abater um animal que está em sofrimento e sem salvação. Porque não ter a mesma humanidade com os da nossa propria espécie ?!

RESPONDER

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …