//

Morreu Larry Tesler, inventor do “copy-paste”

1

O engenheiro informático norte-americano, inventor dos famosos “cortar”, “copiar” e “colar”, morreu, esta segunda-feira, aos 74 anos.

Poucos saberão quem foi Larry Tesler, mas certo é que mudou a vida da grande maioria de pessoas que, por este mundo fora, tem hoje um computador. Segundo a BBC, o engenheiro informático foi o inventor dos famosos atalhos “cortar”, “copiar” e “colar”.

Nascido em 1945, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Tesler estudou na universidade de Stanford, na Califórnia, e foi aí que se estabeleceu. Na década de 60, começou a trabalhar em Silicon Valley, numa altura em que os computadores ainda não eram acessíveis à maioria da população.

O engenheiro informático trabalhou em várias tecnológicas, inclusive na Apple, Amazon e Yahoo, mas foi na Xerox que passou a maior parte da sua carreira.

Foi enquanto trabalhava na empresa de Steve Jobs que Tesler inventou os famosos comandos, que tanto facilitam o nosso dia-a-dia. Estas funções foram, então, introduzidas no computador Lisa, lançado em 1983.

O engenheiro informático é também conhecido pela forma como lutou contra a utilização de modos em computadores, o que dificultava a sua utilização.

De acordo com o Museu da História dos Computadores de Silicon Valley, Tesler foi o homem que “combinou a engenharia informática com uma visão de contracultura de que os computadores deviam ser para todos”.

ZAP //

1 Comment

  1. Inacreditável como é que ninguém comentou esta notícia. Este homem merecia ter uma estátua em todas as povoações. Este homem merece o nome de ruas, praças, avenidas, sabe-se lá que mais.
    Melhor do que este, o do copy paste, só mesmo o do undo (ctrl+z). Isso nalgumas manhãs dava tanto jeito quando olhamos para o lado e sentimos aquela sensação que na noite anterior parecia melhor!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.